sábado, 20 de julho de 2013

BALANÇO DA SEMANA? FELIZ!

Semana diferente. 70% off line, 30% on line. Trabalhei exaustivamente. Direto com PESSOAS, em um processo intenso de ativação de uma rede de relacionamento tão importante para que as coisas possam acontecer cada vez mais bonitas, coloridas, surpreendentes, ricas, significativas. Adoro! Fiz duas visitas técnicas. Falei com grandes profissionais. Aprendi, aprendi, aprendi. E, quando me dei por mim, já é fim de sábado.  

Participo, no dia 28 de julho, do curso Bota a Cara e Faz (clique aqui), sobre produção de vídeo. Dia 30 de julho, sou uma das instrutoras do curso Estratégias para Adesão para os Planos de Previdência - Abordagem prática para alavancar a Adesão e a Comunicação (clique aqui). Depois, trabalho com produção de conteúdo para TV corporativa no evento O desafio na gestão de investimentos dos Fundos de Pensão em ambientes de juros baixos (clique aqui). Na sequência, faço o mesmo trabalho em mais três eventos, nos meses de agosto e setembro, encerrando o mês em Luanda, com o módulo de Comunicação e Educação Previdenciária no Pós Graduação em Previdência, coordenado pelo professor Ivan Sant´Ana Ernandes (PUC-MG), para a Universidade Agostinho Neto.


Fazedores de redes

Eu uma das reuniões que estive, levei de presente para as PESSOAS dois exemplares do livro Você é o que você compartilha, do professor Gil Giardelli (ESPM/ECA).

"Essa revolução não usa armas, mas mentes inventivas"
Enquanto discutíamos parcerias para a operacionalização de algumas estratégias de Comunicação e Educação, não parava de pensar nas análises que estão no livro sobre as convergências on line e off line para garantir a maior conexão e efetividade de rede. Cabe também aqui o conceito de interdependência que há muito tempo eu publico aqui, e que eu acho de uma beleza absurda, apresentado na TED de Ricardo Guimarães.


Com isso quero dizer que, para uma estratégia de Comunicação e Educação dar certo - muito mais do que computadores, programas, aviões, navios, câmeras e técnicas de edição - são necessárias PESSOAS.  Salve Gil Giardelli! As PESSOAS é que têm o poder de adiar um acontecimento ou fazer tudo acontecer de um jeito bonito, muito melhor do que qualquer sonho.
"Precisamos mudar o nosso mapa mental. O foco é no sonho e não no problema, e temos de ser pacientes para entender o sonhado e possível hoje, e a utopia que fica para logo ali, o amanhã". 
(GIARDELLI, G.) 
Longe de se tratar de uma aspiração romântica, são grandes oportunidades de realização efetiva e afetiva! Portas foram abertas. Somos todos fazedores de redes, agentes de transformação social. Esse é o nosso diferencial... provavelmente o mais precioso! Articula Gestão do Conhecimento, Capital Intelectual, Gestão Participativa. Agrega abundância de intangibilidade no ambiente tangível! Valoriza o tempo das PESSOAS. E a melhor explicação sobre isso está no livro Paixão - modo de usar, de  Paula Abreu:  "E o tempo é o luxo do mundo moderno, um recurso não-renovável essencial para a nossa felicidade". 

Penso que somos mais capazes de tornar rica a experiência de tempo alheia quando aprendemos a experimentar o nosso próprio tempo - independentemente da geografia, das circunstância, além das diferenças, nos hiatos - mas fundamentalmente: junto das PESSOAS.

Se você gostou do recado, compartilhe! Lembre-se: seu clique faz a rede crescer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário