terça-feira, 16 de julho de 2013

ENGAJAMENTO: A GENTE CADA VEZ MAIS JUNTO



Parece fácil como brincadeira de criança! Mas é uma dificuldade, para a maioria que se dispõe a gravar um depoimento. Falar e sorrir! Falar com verdade e sorrir! Falar com conteúdo e sorrir! A luz da câmera atrapalha, o microfone intimida, às vezes, a preocupação com a imagem fica maior do que o foco na mensagem, às vezes, o cenário tem apelos que competem pela atenção...

São só algumas circunstâncias que influenciam o processo de captação de imagem para televisão. Já aconteceu d'eu estar acompanhando o depoimento e um inseto atrapalhar a entrevistada. Só que, diferentemente das minhas expectativas, ela achou a situação engraçada e pediu até os arquivos com os "erros de gravação"... o que não foi possível atender.

Em outras situações - depois da negociação da entrevista, que também costuma ser longa - a bateria da câmera acaba, sem aviso prévio. Tem que refazer o trabalho! Desgastante para o entrevistado, para a produção, para o cinegrafista. Para chegar a um resultado consistente, leva tempo.

Mas tem um segredo, que abre as portas e facilita as coisas: sorrir! E insistir. Insistir sem parar. Reconhecer o valor de cada palavra, cada movimento, cada digressão, cada busca pelas informações na memória, cada ideia compartilhada. Tudo contribui!

Aos poucos, as PESSOAS ganham fluência e também começam a perceber que cada registro que elas conseguem realizar tem muito de superação individual e muita confiança no trabalho que desenvolvem para melhorar a vida de outras PESSOAS. É um movimento de interdependência. 

Informar e Educar


O passo subsequente no processo é a transformação da informação em educação. Porque o entrevistado vai além do dado isolado. Isso me lembra aquele Guia PREVIC de Boas Práticas em Fundos de Pensão, quando são explicadas os três diferentes propósitos da Comunicação e da Educação Previdenciária: informar, comunicar e educar. Educar, é claro, é a etapa mais complexa do processo. 

O propósito da mensagem vai além do compartilhamento de informação e conhecimento. Ele quer despertar interesse no interlocutor do processo. Vou usar um vídeo técnico para ilustrar essa minha interpretação. 

Observe como Antonio Fernando Gazzoni aproveita o tempo do depoimento para explorar os desdobramentos do tema central: a aprovação de uma lei. A preocupação dele, na elaboração da mensagem, é sensibilizar as PESSOAS para os aspectos relevantes e que têm relação de interdependência direta e indireta com a especificidade do conteúdo: retirada de patrocínio.


Análise e síntese

A esse resultado se chega por meio de uma análise profunda da matéria e uma síntese estratégica. Tem que ter domínio do conteúdo e do vocabulário, para garantir a melhor precisão de uma mensagem matadora, com sentido até mesmo para leigos. Previdência Complementar ainda necessita de muita exposição correta para ser entendida em seus conceitos e valorizada em suas práticas.

A demanda por informação clara, objetiva, qualificada é real. Quanto mais PESSOAS estiverem dispostas a também encarar e fazer mais esse trabalho - porque dar exposição às ideias é um trabalho dos mais valiosos - mais oportunidades para o enriquecimento do conhecimento técnico e, principalmente, do imaginário positivo são criadas, compartilhadas e multiplicadas. Assim se faz escola!

Se você gostou do recado, compartilhe! Seu clique faz a rede crescer!

Nenhum comentário:

Postar um comentário