quarta-feira, 10 de julho de 2013

TRISTEZA PROVOCA PARALISIA

Entusiasmo por natureza! Tudo bem, não dá para ser 100% assim. Em contrapartida, cara pálida, não dá para ter um posicionamento pessimista o tempo todo. Tristeza paralisa a vontade de fazer as coisas acontecerem. 

Pensa que eu não vi o caso da Aerus nos noticiários da televisão? Pensa que eu não vejo notícias como:

- Fundos de Pensão: 2013 está sendo um ano difícil!
- Consumo desenfreado será devastador para aposentadoria
- Adolescência: alvo fácil para o consumismo

O que eu não entendo é o motivo de associar Educação Previdenciária e terrorismo. Ah! Pode ser aquela fórmula do jornalismo: o que assusta vende mais! Mas pode ser uma outra possibilidade: um posicionamento de alerta - claro! Mas será só isso? Será que não tem uma pressa, uma urgência em querer mudar o cenário? Agora eu pergunto: a pressa tem que ser de quem, cara pálida? Sua ou de quem realmente tem que mudar o comportamento?

Cenário econômico ruim é para todo mundo! As notícias não são muito diferentes para - por exemplo - a indústria de automóveis que, certamente, terá de enfrentar retração no consumo, demissão de trabalhadores, impacto do reajuste de combustíveis, da falta de vagas em estacionamentos, dos congestionamentos cada vez maiores em todas as cidades brasileiras!

Mas, durante a programação da tevê, você só assiste a um desfile sem fim de carros lindos, que fazem tudo, inclusive interagem com o motorista. É outro posicionamento! Já que o cenário é desfavorável, a estratégia de vendas é disputar market share, mind share, heart share, pocket share. Por isso, fazem marketing de guerrilha pelas redes sociais, independentemente até dos detratores de plantão.

Enquanto isso, em Brasília

Hoje, pelas redes sociais, descobri um evento técnico gratuito - Crescer sem descuidar dos riscos: foco na gestão do investimento e do passivo atuarial -  que acontecerá dia 15 de agosto, em Brasília. Está divulgado na fan page da GAMA Consultores (clique aqui). O que me chama a atenção na notícia, entretanto, é o seguinte detalhe: "A estrutura do evento também foi ampliada: em atendimento às sugestões dadas pelos participantes das edições passadas do EGPC [Evento Gama de Previdência Complementar], o seminário será realizado durante um dia inteiro, com intervalo para almoço no próprio local". 

Ai, sim!


Sou otimista, até para viabilizar o trabalho que faço. Mas meu entusiasmo sempre tem um componente de realidade. Entusiasmo baseado em fatos. Por isso, é meu propósito ver o lado bom das coisas, em qualquer circunstância! Ampliação da programação em um ano de retração é coisa de quem tem ousadia e de quem tem foco na ação!

Conquistar um mundo melhor para todos é só uma das propostas do trabalho dos agentes de transformação social. Quem atua com Previdência Complementar, consciente ou não, exerce esse papel. Entretanto, muitos de nós - inconsequentemente - facilita as coisas para o jogador adversário... Atrasa, paralisa o jogo, claro! Mas a gente é teimoso para insistir mesmo nas circunstâncias que preferiria evitar.

Se você gostou do recado, compartilhe! Seu clique faz a rede crescer!

Nenhum comentário:

Postar um comentário