sexta-feira, 30 de agosto de 2013

COMUNICAÇÃO: QUANTO MAIS, MELHOR!

Foi publicado na rede um conteúdo inspirador com o título 21 fotos que irão restaurar sua fé na humanidade (clique aqui). Fui conferir e gostei especialmente de duas fotos. Aliás, gostei mesmo das histórias que estão nos bastidores de cada foto. As duas dizem respeito a diferentes trocas intergeracionais.

Eu ando realmente inspirada por este tema no momento. Talvez porque esteja um pouco saturada desta história de volatilidade dos números, um desassossego infernal, que me estressa demais e me faz ficar descrente.

Então eu preciso de um antídoto poderoso para revigorar meu posicionamento diante da vida: FÉ! "O mundo não é feito de átomos, mas de histórias", como ensina Eduardo Galeano. Histórias sempre tiveram um efeito incrível na minha atitude, no meu humor.

Então, escolhi esta sobre 200 aposentados japoneses, com idade acima de 60 anos, se voluntariaram para entrar em ação coletiva, substituir e poupar os jovens nas missões destinadas a conter o desastre nuclear em Fukushima. A alta tecnologia japonesa não é suficiente para responder ao drama de incalculáveis dimensões. Então a solução é cultural. Vem do valor do relacionamento e da troca intergeracional.


Penso que o Brasil - onde ainda estamos bastante defasados sobre esse tipo de comportamento - há muito o que evoluir de ambas as partes! Os jovens entendendo e respeitando sem arrogância rebelde as prioridades conquistadas pela idade. E os velhos entendendo e respeitando sem arrogância professoral as ansiedades, angústias, inseguranças próprias da juventude.

Sei que estou refletindo sobre um mundo ideal. Mas eu avisei, cara pálida: este post é uma história de FÉ!

Soluções infantis: pão girafa!

A segunda foto tem uma história ingênua, mas empreendedora, de uma garotinha Lily Robinson, de três anos e meio. Ela - consumidora - questiona o dono de uma padaria sobre a lógica do nome de um produto que ela gosta: pão tigre. Diz ela: "por que tigre? Deveria ser girafa!", em razão da decoração do alimento: não são listras, mas manchas.

O receptivo dono do negócio, Chris King, de 27 anos e meio, ao invés de tratar com indiferença a dúvida da minicliente, capitaliza a ideia e cria valor! 


Responde à carta justificando alguma insanidade do padeiro, avisa que vai trocar o nome do pão, oferece um vale presente, no valor de 3 euros, e convida a Lily para voltar com os pais à loja.

É uma lição primorosa sobre valor da informação que se transforma em relacionamento que, finalmente, revela uma oportunidade para uma experiência de uso relevante

As fotos são preciosas não exatamente pela imagem, mas pelas histórias que registram, os exemplos, as atitudes. 

As redes, as redes!

Mais dois elementos chamam minha atenção nesta experiência informacional. Sem a rede, sem as mídias sociais, essas histórias não ganhariam escala. Não se transformariam em cases globais.

Na evolução da Comunicação, é inconcebível ignorar essa realidade. A troca simbólica que as redes sociais permite tem sentido, senão as PESSOAS não utilizariam para as mais impensáveis e surpreendentes soluções.

Para encerrar este post hoje, quero usar uma animação muito didática sobre o crescimento exponencial da informação no século 21. O que está nos bastidores dessa atitude é a troca simbólica. É ela que sustenta a ação. É ela que revela o valor dos relacionamentos humanos.
Se você gostou do recado, compartilhe! Lembre-se: seu clique faz a rede crescer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário