
Para tornar essa história compatível com um post de blogue, tenho que dizer que Comunicação é um processo de construção permanente, que demanda uma boa estruturação de briefing, clareza sobre os propósitos das estratégias escolhidas, tempo para as ações serem implementadas e apresentarem resultados, monitoramento de riscos (porque existem ruídos que interferem e podem desviar o foco do trabalho), avaliação de resultados: convergentes ou divergentes em relação às expectativas.
Outro detalhe: quando o objeto da mensagem já tem espaço no imaginário do interlocutor, o esforço de Comunicação pode ser direcionado para experiências mais sensoriais, por exemplo. Hoje em dia, o conceito de um carro já está incorporado ao DNA de praticamente 100% das PESSOAS no planeta. Portanto, pode ser associado a atributos como elegância, sofisticação, estilo, distinção social, aventura, juventude - sem comprometer a compreensão da mensagem: "compre um carro X ou Y".

Com isso, estou querendo dizer que as ações de Comunicação - dependendo da familiaridade do público com o produto/serviço - têm tempos diferentes para produzir resultados, especialmente se o resultado que se quer atingir é a adoção de um comportamento de longo prazo. Sim, estou me referindo à consciência e à atitude previdenciárias.
Países como o Japão já avançaram bastante nessa construção simbólica, traduzida em comportamento convergente em relação a medidas financeiras protetivas eficientes face ao aumento da longevidade. Entretanto, a maior parte dos países do mundo ainda está longe de ter esse tema socialmente equacionado.
O Brasil, por exemplo, tem 10% da população economicamente ativa coberta por planos previdenciários - oferecidos por Entidades Abertas e Fechadas de Previdência Complementar. É pouco!
Mas é preciso lembrar os bancos fazem Educação Financeira desde 2007. Ensinam a equilibrar as contas. Mas ainda não se dedicam à orientação sobre poupança para a aposentadoria. Já a Educação Previdenciária começou oficialmente no país somente em 2009. Outro dado importante: nem toda Entidade Fechada de Previdência Complementar dispõe de equipe de Comunicação para fazer um trabalho mais elaborado e específico.
Por falta de PESSOAS e até mesmo por entenderem que sua contribuição para o negócio é a gestão qualificada de ativos, muitos gestores ainda transferem para a área de Recursos Humanos das Patrocinadoras processos estratégicos - como a adesão e o engajamento de empregados. Com isso, pensa equivocadamente que ganha eficiência, cortando custos. Mas está perdendo qualidade e resultados.
Previdência Complementar é um tema complexo, que exige vivência. Para ser transmitido com propriedade exige dedicação, treinamento, motivação, exclusividade. E, dentro de uma Política de Gestão de Pessoas, é só mais um benefício. Em geral, o menos valorizado, porque é o mais difícil de ser explicado. Quando há possibilidade de terceirização de demandas de Comunicação, a escolha do prestadores de serviços para realizar do processo comunicacional pode não favorecer resultados sustentáveis. A razão se repete: Previdência Complementar ainda não é um tema dominado pelos jornalistas e assessores de imprensa do mercado. Exige dedicação exclusiva. Mas o preço da exclusividade é alto.

O trabalho pede, então, ações de Comunicação e renovação da expressão, para pulverizar a informação em todos os canais, especialmente as mídias sociais e blogues, que tanto atraem e chegam ao jovem, por meio da tecnologia mobile. O aculturamento demanda tempo, mas o retorno será em atitudes convergentes, na medida em que se criar um imaginário conectando sustentabilidade da vida e escolhas inteligentes, consumo consciente, formação de patrimônio tangível e intangível, cidadania do século 21.
Eu entendo os resultados em Comunicação de maneira análoga ao efeito dos juros compostos sobre a poupança. Chega um tempo em que, automaticamente, o dinheiro passa a trabalhar para você. A informação também consegue dar esse salto para formar um patrimônio significativo, desde que se administre os recursos com competência e se tenha disciplina e perseverança para esperar o resultado acontecer.
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