quinta-feira, 22 de agosto de 2013

OLHAR COM OLHOS DE VER


O professor Ivan Sant'Ana Ernandes (PUC-MG) está em Angola, ministrando o módulo Conceitos Fundamentais de Atuária no curso de Pós Graduação em Previdência, da Universidade Agostinho Neto.

Toda vez que penso nisso, eu me assombro inevitavelmente . Porque tudo o que aprendi sobre o Oceano Atlântico vem da minha paixão pelos textos de Fernando Pessoa. Então, as aventuras dos navegadores que triangulavam entre Portugal, Brasil e África têm uma cor, uma intensidade, riqueza de imagens, uma beleza de expressão incomuns. Para mim, o Oceano Atlântico tem dono, por causa de Fernando Pessoa. Afinal foi ele quem escreveu Mar Português, em homenagem aos feitos dos grandes reis e navegadores, responsáveis pela expansão das dimensões geográficas e políticas de Portugal. Como muitos de seus personagens reais, mas poeticamente retratados, Fernando Pessoa também morou alguns anos e trabalhou na África.

A alma do négócio

Já escrevi em outras oportunidades sobre o quanto sou fã do trabalho de Ivan Sant'Ana Ernandes. Hoje vou escrever sobre como ele reage às minhas tietagens. Ele diz que olhos bons veem o bem. Eu sempre achei modéstia dele, mas hoje - depois de ver o resultado de um trabalho que fiz há alguns dias em Brasília - passei a entender melhor o que o professor quis me ensinar.

Em Comunicação, não basta saber tecnicamente o conteúdo. É preciso buscar a alma da mensagem, que se expressa pelas palavras, pelo ambiente, pela música, pelo ritmo, pela
energia. Esses elementos formam um patrimônio intangível que está além dos conceitos de Marketing, Jornalismo, TV.

Para revelar o valor do que se vê, talvez a melhor linguagem seja a de Cinema. Eu ainda não sei bem. Só sei que, do meu repertório técnico, a experiência que mais se aproxima ainda é a Poesia.

Porque a Poesia trabalha com a imaginação sem limites. Diz respeito as possibilidades de expressão, sem exceção. Todas! "Quanto menor o poema, mais do tamanho da China", ensinava o poeta curitibano Paulo Leminski. Porque o poema pode ser um haicai, um verso na música de Raul Seixas, uma frase - entre as muitas lições técnicas incríveis de um professor. Um poema é a síntese, é a alma.

Previdência Complementar

Quando meu trabalho me dá satisfação é porque eu consegui buscar, pegar, registrar o que todas as palavras têm de alma. Previdência Complementar é muito mais do que números e patrimônio tangível. Mas as PESSOAS ainda não entenderam a alma desse negócio! Porque a matéria atrai mais os olhos... por enquanto! A matéria é só uma praia bonita que possibilita o contato imediato com o mar.

A Previdência Complementar também tem um patrimônio intangível incomensurável porque é pura energia. E a energia está nas atitudes que sustentam os números. A energia está no trabalho que possibilita que os números existam. A energia está no indivíduo e no coletivo. Esta é a alma do negócio, que está nas PESSOAS.

Em geral, a atividade técnica nos afasta dessa dimensão humana, que é muito mais calorosa, afetiva e política. Somos grandes agentes de transformação social e o nosso compromisso envolve uma cadeia imensa de trabalho e PESSOAS

Pela abordagem Matemática, isso quer dizer que: se a regra dos juros compostos funciona para a matéria - faz o dinheiro render - também funciona para a proteção: cada trabalhador protegido significa parte da família amparada, mais produtividade para o Patrocinador, mais gente no mercado de trabalho, a economia do país mais forte. 

Previdência Complementar é o Atlântico de cada um de nós. Somos operadores do Sistema. Somos empreendedores, interdependentes, otimistas, idealistas, aventureiros, calculistas, brigamos com os riscos, buscamos oportunidades, queremos o melhor no presente e no futuro. Olhamos para o tempo com olhos de ver. Temos que ser assim!

Da matéria já mapeamos os principais fluxos e processos. É o patrimônio que ajudamos a construir. Agora estamos no tempo de revelar os tesouros da alma. Esse patrimônio é muito mais valioso, porque representa um comportamento mais evoluído e sustentável para todos nós!

Se você gostou do recado, compartilhe! Lembre-se: seu clique faz a rede crescer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário