quarta-feira, 4 de setembro de 2013

APP DO 34 CONGRESSO: MUITO HIGHTECH!

Adorei a inovação: aplicativo do 34 Congresso Brasileiro dos Fundos de Pensão! Fiz o download rapidinho e estou meio deslumbrada com as funcionalidades. É muita informação compactada em uma ferramenta bacaninha. Só para começar, o Livro Técnico (tema do meu post anterior) do qual eu sou fanzoca declarada. Porque o lá eu encontro muita informação que dá base para eu planejar muito do que a TV ABRAPP registra no Congresso. 

Além de mim, mais gente gostou também. É só conferir nas lojas da Apple e da Google. Então, acho que além de funcional, será mais uma forma para as PESSOAS interagirem sobre uma ferramenta que veio para agradar e, claro, ficar.

Aliás, para mim, este APP contradiz uma percepção meio que generalizada do Sistema de Previdência Complementar: o participante não está preparado para inclusão digital. Mas é claro que o participante está preparado. O Brasil é um dos países com maiores índices de utilização da tecnologia mobile. Talvez nós, gestores, não estejamos preparados para aceitar a realidade como ela é. Já usei esse argumento reiteradas vezes e vou repetir (repetição é uma técnica consagrada de Comunicação): as PESSOAS estão envelhecendo mais otimistas, segundo a pesquisa HSBC O futuro da Aposentadoria, feita em 21 países.  Uma das razões do otimismo? Inserção nas redes sociais. Simples assim!

O próximo passo? BIG DATA!

Sei que com a tal da guerra cibernética - por causa das espionagens norteamericanas - Tecnologia da Informação, no momento, é um tema crítico. O Bug do Milênio também foi. Mas isso se estabiliza com o tempo. Por isso, e porque fui aluna do professor Gil Giardelli (ESPM/ECA-USP) e da professora Elizabeth Saad (ECA-USP) arrisco dizer que o próximo passo da Previdência Complementar em TI será o BIG DATA. Para avançarmos em Comunicação Dirigida e Redes Sociais, entre outros movimentos. Porque esse trabalho vai ajudar a dar ganho de escala para as despesas administrativas. Então, tem que acontecer.

O mais importante, entretanto, não é exatamente a tecnologia escolhida, mas o princípio de interação e gestão do conhecimento como inteligência competitiva que está nos bastidores e sustenta todo esse processo. São as atitudes que materializam essas propostas mais interdependentes e que criam as condições para que a gestão colaborativa se processe. Sim! Há luz no fim do túnel e o nome dela é FUTURO!

Se você gostou do recado, compartilhe! Lembre-se: seu clique faz a rede crescer. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário