sexta-feira, 13 de setembro de 2013

LIDERANÇA: UM EXERCÍCIO DE COMPROMETIMENTO

Cinegrafista da TV ABRAPP: troféus de premiação.
34º Congresso Brasileiro dos Fundos de Pensão. Foto de Alexandre D'Andrea.
Na moral, eu demoro uns dias até que aconteça a descompressão do trabalho no Congresso Brasileiro dos Fundos de Pensão. Na prática, a cabeça funciona sem velocidade durante algum tempo. Depois, eu começo a lembrar de uns flashes e, a partir daí, surgem as interpretações, as conexões e, principalmente, as sinapses.

Por enquanto, só vou registrar a lição mais linda que eu acompanhei na palestra magna (a única que eu pude assistir) de Waldez Ludwig (clique aqui). Ele disse que, para viver, as PESSOAS precisam de: informação, água, comida e liderança. Nesta ordem. Porque uma PESSOA desinformada pode beber ou comer bebidas e alimentos contaminados e morrer sem fazer a menor diferença para a humanidade. Quanto à liderança, deve ser assumida - não apenas para deixar de ser servo - mas para exercitar talentos, habilidades e fazer a diferença. Líderes transformam sonhos em realidade. Liberam a energia de todos para manter o sonho coletivo



Muito inspirador! Mas amplia absurdo a responsabilidade, o comprometimento, a busca por formas efetivas de resultado. Waldez Ludwig também tem uma atitude que eu exalto muito aqui: o autor compartilha todos os slides que usa em seu trabalho (são muitos e lindos!).  É a síntese do conhecimento, multiplicada. Mais: ele incentiva a cópia e o uso. Pudera! Esses movimentos fazem a rede de relacionamento on e off line crescer. Tem uma outra coisa: essa é uma estratégia matadora para conquistar mind share, heart share e Retorno sobre Atenção (ROI). Uma lição para toda a vida!

De verdade, Waldez Ludwig ganhou mesmo meu coração, minha cabeça e minha atenção. Ele tem um recado objetivo, lúcido, divertido e muito, muito, muito provocador. É espirituoso. Inteligência na sua melhor performance!

Porque trabalhar com informação - como eu trabalho não só na TV ABRAPP, mas em todos os movimentos de Comunicação com os quais me envolvo - demanda enorme empenho por coerência, alinhamento, clareza, objetividade, resultados que se quer alcançar, adequação aos suportes, escolhas para viabilizar financeiramente os projetos e busca dos melhores resultados da equipe. É uma demanda complexa, verdadeiramente complexa. Mas profundamente inspiradora.
Gosto de pensar que as PESSOAS que interagem comigo nessas oportunidades também ficam entusiasmadas tanto quanto eu... Mas - como não tenho muita certeza sobre essa questão - meu posicionamento pessoal é simples: a motivação começa comigo sempre. E ela tem que me acompanhar até a entrega e a comemoração dos resultados. Óbvio que, nos momentos críticos, ela dá espaço à outras marcas mais fortes, especialmente o comprometimento. Mas quando o controle da situação fica confortável de novo, o entusiasmo volta a predominar naturalmente.

Um líder compartilhado

Em todo trabalho que faço, eu defino um líder para me orientar. Na TV ABRAPP, o líder é Devanir Silva, diretor geral do veículo, que em todo o planejamento da estrutura, definição da linha editorial e aprovação de pautas, posicionamento da equipe acompanha os movimentos, as escolhas, as decisões.

A liderança de Devanir Silva é natural e compartilhada. Ele é líder de muitos. Incontáveis PESSOAS são inspiradas pelos incontáveis atributos de sua conduta que prima acima de tudo pela excelência técnica. Incontáveis PESSOAS já são protegidas pelos resultados de seu trabalho: a proteção social. Incontáveis PESSOAS sonham que o sonho de Devanir Silva - proteção social para mais e mais trabalhadores - seja realidade. Não foi sem incontáveis motivos que Devanir Silva conquistou o Prêmio Nacional de Seguridade no 34º Congresso Brasileiro dos Fundos de Pensão. Ele é um grande líder de transformação social.

Se você gostou do recado, compartilhe! Lembre-se: seu clique faz a rede crescer. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário