quarta-feira, 25 de setembro de 2013

PAIXÃO TORNA TUDO MUITO MELHOR

Painel do grafiteiro paulistano Eduardo Kobra
Aqui em Angola falei sobre paixão. Parece um conceito abstrato, mas é totalmente concreto. Os alunos do módulo de Comunicação e Educação Previdenciária do curso de Pós Graduação em Previdência Social da Universidade Agostinho Neto, realizado por meio de uma parceria com a ATEST Consultoria Atuarial entenderam melhor a minha proposta quando viram o testemunho de Marcus Felipe, um profissional de carreira da Odebrecht, expatriado em Angola e participante do Plano da Odeprev. 

Ele falou sobre a Educação pelo trabalho, uma filosofia institucional. Quer dizer, o aprimoramento contínuo como resultado de um profundo processo de envolvimento pessoal com três valores básicos: disciplina, respeito e confiança.

Paixão é um conceito pouco assumido no meio institucional. O relato de Marcus Felipe ampliou sobremaneira e com muita propriedade a minha proposta - ele é um grande gestor de PESSOAS e Desenvolvimento de Talentos - e mostrou na prática o efeito de se envolver de verdade com aquilo que se faz.

Do outro lado do Atlântico

No início deste mês, quando estava em Florianópolis durante o 34º Congresso Brasileiro dos Fundos de Pensão, vi uma cena que me tocou mas só agora lembrei dela. Nem todo significado se revela instantaneamente aos olhos. Os olhos veem, mas é a memória e a mente que estabelecem as conexões de sentido. Em um dos poucos momentos em que circulei pelo evento, encontrei com uma grande amiga, Danielle Schmidt Foletto Xavier, idealizadora e uma das articuladoras estratégicas do Programa A Escolha Certa, panfletando à porta de um dos auditórios.

Eu me aproximei, cumprimentei e pedi uma entrevista à TV ABRAPP, como sempre faço em todas as oportunidades que tenho de estar com as PESSOAS. Ela me deu a pauta. Pediu para que procurasse por outra grande profissional de Comunicação e Educação Previdenciária, a Patrícia Motta Fagundes, também do Programa A Escolha Certa que terminou gravando o conteúdo. Depois, a própria Danielle quis gravar também um recado bacana que fala de interdependência, tema que eu adoro. Tudo isso poderia ser extremamente banal. Só que não!

Tudo isso é muito especial. Danielle está grávida. E o que faz uma profissional estar à frente de um processo aparentemente prosaico, simples, operacional e não muito confortável para uma futura mamãe? Paixão! Se ela não estivesse verdadeiramente envolvida com o propósito coletivo, jamais assumiria a atividade. Jamais transformaria um gesto mecânico de entregar um panfleto em um gesto de afeto, um convite sincero, legítimo.



E ela estava lá, mobilizando as PESSOAS para conhecerem a ação do Programa - os vídeos gratuitos de incentivo à adesão a planos patrocinados e instituídos - enquanto a Patrícia fazia a gestão da apresentação em outro auditório.


Foi isso que eu vi. Foi isso que a TV ABRAPP registrou, independentemente d'eu ter visto. Sei que tem uma rede de profissionais anônimos mas conectados nesse mesmo movimento. E é a todos que encaram suas demandas com PAIXÃO que este post é dedicado hoje.



Paixão é uma energia que necessariamente se compartilha. Paixão é uma militância involuntária da alma. É aquela crença informada no DNA. É aquele princípio da expansão, de que fala Eduardo Galeano, tão lindamente, usando o fogo como metáfora: "outros ardem a vida com tanta vontade, que não se pode olhá-los sem pestanejar e quem se aproxima se incendeia". Eu sou uma apaixonada pelas histórias. Tão apaixonada que é difícil acreditar que, de alguma forma, eu participo como expectadora encantada de todas elas.

Curtiu? Então, compartilhe! Lembre-se: seu clique faz a rede crescer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário