quinta-feira, 19 de setembro de 2013

PARA LUANDA PREPAREI UMA BAGAGEM DA PESADA

Se estivesse vivo, o grande educador brasileiro Paulo Freire, completaria 92 anos. Curiosas as convergências! Eu terminei ontem o material que devo apresentar na Universidade Agostinho Neto, em Luanda, na próxima semana, quando participo como tutora do Pós Graduação em Previdência, viabilizado por uma parceria com a ATEST Consultoria Atuarial, de Belo Horizonte.

Enquanto fazia as escolhas dos conteúdos, uma lição da professora Maria Aparecida Baccega (ECA/ESPM) não me saída da cabeça: a realidade editada. Ela falava com muita propriedade sobre esse tema quando eu era aluna de Especialização em Gestão de Processos de Comunicação (ECA) e a Educomunicação era objeto de legitimação acadêmica. Também lembrei muito dos textos da minha professora de mestrado Elizabeth Saad (ECA) sobre curadoria de conteúdo. São profissionais e pesquisadoras, sem dúvida, muito influenciadas por Paulo Freire. Porque, a transversalidade da Educomunicação as une, ainda que as linhas de pesquisa não sejam as mesmas. E Educomunicação tem na gênese muito de Paulo Freire

Então, de tudo o que eu tenho como referências, tive que me contentar com uma pequena amostra da realidade. E, por mais que eu estude, goste, conheça de Educomunicação, eu sei tão pouco! E tem influência de tantos professores nesta minha cabeça! Para representar a linha de pesquisa, só vou citar o criador do Núcleo de Comunicação e Educação (NCE) da Universidade de São Paulo, Ismar de Oliveira Soares.

Da Educação Previdenciária, também estou levando muitas grifes na apostila e no coração. Trabalhos que eu participo ou admiro: Programa A Escolha Certa, Embraer Prev, Sebrae Previdência, Programa de Educação Previdenciária (MPS), TV ABRAPP, CDI ABRAPP, Previ Novartis, ODEPREV, OAB PREV, PREVI, PETROS

E eu só posso fazer isso porque também vou levar Gil Giardelli (ECA/ESPM). Ele é minha maior inspiração declarada e referência sobre o papel social das redes. Muito do que eu conheço é porque eu uso a timeline com propósitos estratégicos.

O material que eu preparei está quase que totalmente ilustrado com as imagens geniais de Wellington Campos que eu tive a felicidade de conhecer quando fui aluna do curso Inovação em Redes Sociais, no início do ano. Mas sobre design estratégico, vou levar como material de apoio um TCC de Maísa Rozendo, da CBS Previdência. Vocé é o que você compartilha, como diz o mantra de Gil Giardelli.

E, claro, tem também a minha mais recente fórmula de parceria: MASKAVO Filmes, GAMA & SUPORTE Consultoria e Treinamento. Sem dúvida, uma bagagem da pesada!

Eu sei tão pouco! Mas as PESSOAS os trabalhos, os resultados da minha rede são tão especiais que compensam minhas limitações! Eu queria ter incluído muito mais nessas escolhas. Mas é um trabalho de 10 horas-aula, mais 5 horas de plantão de dúvidas. A curadoria e a edição do conteúdo têm que ser muito intensas. Por isso, foco é um elemento que trabalha a favor da efetividade idealizada. Vamos ver o que acontece lá. A ideia é plantar sementes. Se alguma virar árvore, eu cumpri o meu papel.

Curtiu? Então, compartilhe! Lembre-se: seu clique faz a rede crescer.

Um comentário:

  1. Vá na paz, amiga. Conteúdo não lhe falta para encantar nossos alunos. Sucesso sempre! Ivan

    ResponderExcluir