quarta-feira, 2 de outubro de 2013

PARCERIAS TÊM PODER

Fazer parcerias não é exatamente um processo simples. Depende de várias condições e circunstâncias. E talvez o primeiro passo seja conhecer a própria capacidade de colaboração e as ambições que se tem a respeito da expressão, do resultado a que se quer chegar. Tem também que conhecer a capacidade e a determinação cada integrante do projeto. E sempre querer avançar um pouco mais. É uma análise profunda. Garanto!

Em Comunicação, essa é a minha experiência de trabalhar com diferentes parceiros, para concretizar diferentes soluções e resultados, com diferentes dimensões orçamentárias. Parcerias são raras. Têm que ser buscadas, com a mesma convicção de que existe uma pedra preciosa embaixo da terra. É um trabalho de garimpo, mas vale à pena. É uma questão de afinidade e sintonia. É obstinação para lapidar o que se tem nas mãos.

Como empreendedora, gosto de testar formulações. Fazer coisas novas! Veja, no meu caso, isso é muito complexo. Antes de tudo, é fundamental muito planejamento, muito controle dos investimentos financeiros e muito foco no resultado. Então é um movimento totalmente calculado. Não pode ter erro, porque não pode ter perda. Essa consciência eu sempre tive, porque desenvolvi uma carreira em Previdência Complementar e porque continuo aperfeiçoando as técnicas de gestão, coordenando os trabalhos de TV corporativa, uma das atribuições mais relevantes do meu portfólio de prestação de serviços.

Este ano, quis elaborar um pouco mais o formato que desenvolvemos para a TV ABRAPP: mensagens curtas, objetivas, com todo destaque para o entrevistado.  Eu queria avançar para um outro acabamento. Assisto muito programa de TV. Gosto de algumas abordagens. As mais simples são, em geral, as minhas favoritas. Minha meta era, então, chegar nelas. 

Interdependência

Foi assim que, de saída, voltei para a sala de aula. Fiz curso rápido de edição, para ter outras noções de técnicas, com o Rafa Dias (MTV/Programa de um Cara Só). Então o primeiro passo foi meu. Depois a informação que eu precisava veio! E assim eu cheguei à Maskavo Filmes. Logo em seguida, surgiu uma oportunidade de trabalhar em um evento GAMA/SUPORTE Consultoria e Treinamento/Maskavo. O resultado ficou como os próprios gestores da produtora - Fábio Weber e Marcello Nunes - conceituam: "muito bem embalado". E agradou muito.

Eu ainda tenho muito a escrever tecnicamente sobre este projeto todo, porque nós gravamos e editamos muito conteúdo. Mas, por enquanto, vou passar a palavra para outro grande gestor de Previdência Complementar, que explica em números, relacionamento e em satisfação do participante o efeito dessa garimpagem por bons parceiros: Eléu Magno Baccon, da Embraer Prev.


No trabalho, a gente aprende a admirar as PESSOAS. E eu admiro os profissionais com quem eu atuo. Eléu Magno Baccon, além de saber o que quer como resultado, conhece com muita propriedade o perfil do participante para o qual todos nós trabalhamos. 

Entre tantos outros (investimentos, atuária, jurídicos, de governança) - conhece também de processos de Comunicação, mas permite aos profissionais que seleciona uma importante margem de criação e evolução. É arrojado nas escolhas. Entre suas decisões - animação para explicar perfis de investimento, implantação de newsletter, produção do Relatório Anual de Informações -  em 2013, fez uma permuta e publicou conteúdo deste blogue na seção de Educação Previdenciária do portal Embraer Prev. É um líder com posicionamento estratégico e interlocução incomuns. 

E, para não omitir os demais líderes que sustentam parcerias significativas em nossa jornada profissional e evolutiva, encerro este post com mais alguns nomes. 

Os responsáveis pelo que chamo de "efeito GAMA":  Antônio Fernando Gazzoni, Guilherme Gazzoni e Daniel Pereira da Silva porque eles estão à frente de projetos muito inovadores como o aplicativo para o Congresso Brasileiro dos Fundos de Pensão e a Pesquisa Raio X da Previdência Complementar. Eles todos estão à frente da GAMA Consultores Associados.

E o líder do "bando de loucos" nome de batismo que o professor Nivaldo Cândido de Oliveira Júnior - diretor executivo da SUPORTE Consultoria e Treinamento - dá ao grupo de profissionais que encaram essa aventura que é criar para a Previdência Complementar.

Só que a rede não termina aí. Ela só é possível porque muita gente bacana aceita o convite para a cocriação que propomos com este trabalho de TV corporativa. É uma atitude de reciprocidade que viabiliza a disseminação do que fazemos e pensamos. É uma atitude de compartilhamento de valor. E aí está a maior força, o maior poder do nosso trabalho.

Curtiu? Então, compartilhe! Lembre-se: seu clique faz a rede crescer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário