quinta-feira, 17 de outubro de 2013

VALOR POSITIVO É MAIS EFETIVO NA PERCEPÇÃO DA MENSAGEM


Nem sempre dá para sentir o quanto as experiências transformam a gente. O conceito de ganho de escala - um derivado de juros compostos - que tão bem é ensinado pelo professor Nivaldo Cândido de Oliveira, diretor executivo da SUPORTE Consultoria e Treinamento - eu associo às  ideias de infinito e eternidade.

Então, vamos lá, porque ainda estou com algumas ideias que vi I Encontro de Educação Previdenciária dos Fundos de Pensão, promovido pela Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (ABRAPP) em São Paulo. Só para lembrar, já escrevi sobre cativar e conquistar. Escrevi sobre repetição. Escrevi sobre story telling. Então, hoje eu vou escrever sobre afeto, porque é um tema que eu gosto e que foi abordado por Luciane Fagundes, consultora em Psicologia Econômica da Mirador Atuarial.

Ela tratou daquelas teorias que explicam os fatores biológicos que afetam as escolhas. A aversão ao risco, a influência da emoção nas decisões. O recurso pedagógico para ilustrar a impulsividade foi a utilização do personagem Homer Simpson em contraposição ao Dr. Spok, representação da racionalidade e das escolhas sensatas. Agora adivinha? A maioria esmagadora das PESSOAS ainda é Homer Simpson (85%) e toma as decisões por impulso. Agora! Mesmo quem tem é mais calculista pode falhar nas escolhas. Porque nesta equação entra um elemento fundamental: as emoções. O afeto.

Como todas essas orientações se transformam objetivamente em dica para fazer Educação Financeira e Previdenciária? A ordem dos fatores altera o produto. Dizer - por exemplo - que 90% das cirurgias têm chance de êxito provoca uma percepção totalmente diferente de 10% das cirurgias não têm chance de êxito. O que isso quer dizer? As frases são equivalentes pela perspectiva matemática e gramatical. Entretanto, o impacto das mensagens é diferente.

Trocando em miúdos

1. Seja positivo, especialmente para falar de resultados de gestão em cenários de instabilidade econômica.
2. Associe sempre a perspectiva de longo prazo aos números menos favoráveis da gestão.
3. Crie perspectivas quantitativas e qualitativas. A confiança é resultado dessas percepções.
4. Repita. Além de reforçar a mensagem para o interlocutor, ainda ajuda a primorar sua capacidade de expressão. 

Todas essas dicas são importantes pelas perspectivas do eterno e do infinito. Do ganho em escala. Lições da Matemática, mas que fazem muito sentido para a Comunicação e, principalmente, para a Educação. Para encerrar, eu vou publicar a seguir um vídeo muito legal, que trata do quanto as PESSOAS passaram a valorizar a palavra segurança, após 1960. O depoimento é de Éder Carvalhaes, dirigente na Visão Prev. Também fala das decisões institucionais, para favorecer a decisão e a percepção das PESSOAS.




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Um comentário:

  1. É sempre uma honra ser lembrado nos seus textos.
    Obrigado e um forte abraço,
    Eder.

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