segunda-feira, 4 de novembro de 2013

O BARULHO E O SILÊNCIO SÃO IRMÃOS GÊMOS

Para fazer TV corporativa eu preciso tanto de muita prosa, quanto de muito silêncio. É curioso, porque a prosa me pilha até o limite e me deixa totalmente exausta. Então, para eu continuar rendendo,  fico muito quieta e refaço a energia.

Na última semana, enquanto estive no Rio de Janeiro, conduzindo a operacionalização da TV ABRAPP, durante o 11º Encontro Nacional dos Profissionais de Recursos Humanos, aconteceu uma situação que quebrou minha rotina, mas que me fez refletir sobre o quanto a ideia de um Google da Previdência Complementar, de Lucas Silveira (Previ Novartis) parece cada vez mais próxima e urgente.

Depois do primeiro dia de trabalho, eu já tinha me aquietado. Portanto, as próximas etapas da rotina pessoal seriam: programar o despertador, colocar o celular para carregar e apagar as luzes. Só que não! Havia um e-mail no celular. Pensei em ignorar... Mas minha curiosidade é totalmente voluntariosa.

Toda a minha quietude se perdeu quando vi que o remetente era Edevaldo Fernandes da Silva - para quem eu havia dedicado o meu post anterior, em razão dos prêmios que ele havia conquistado. E, na mensagem, mais uma informação de tirar o fôlego, e que eu não poderia deixar de compartilhar.

A questão era: quando?

Por uma transição instantânea da quietude à euforia, não poderia ser naquele momento! Afinal, é inconcebível qualquer precipitação na divulgação de que, em Madri, no dia 1º de novembro de 2013, Edevaldo Fernandes da Silva conquistaria o título de Máster en Dirección Y Gestión de Planes Y Fondos de Pensiones - concedido pela Universidad de Alcalá e pela Organización Iberoamericana de Seguridad Social -  ao apresentar o estudo O impacto nas taxas de juros reais dos planos de benefícios previdenciários. O e-mail também compartilhava os slides da apresentação. Além disso, o e-mail me cobrava uma resposta! Então, eu preferi priorizar essa atenção.
"A linguagem permite ao homem brincar com o mundo, se sobrepor a ele por meio da ficção; ela não pode eliminar o abismo construtivo que nos habita, somos seres vinculados à vida por um fio tênue que em algum momento se rompe, mas as palavras fazem dançar, fazem com que nos alegremos com elas". Trecho do livro O homem que sabe, de Viviane Mosé.
Veja, eu estava em um Encontro de Profissionais de Recursos Humanos, exposta a todo tipo de informação sobre superação da interface técnica em busca de valores que resgatassem o melhor de nós e a favor da efetividade. Por isso, decidi que seria mais efetiva se fizesse a resposta e  d-e-p-o-i-s divulgasse o título para minha rede de leitores do Conversação. Em outras palavras, eu quis curtir a notícia em silêncio para, agora, fazer barulho! Porque a rede, como define Viviane Mosé, cria repercussões novas e inéditas. A rede ecoa!


"A linguagem surge, diz Nietzsche, e com ela a explosão comunicativa que é o homem. É a partir da criação destes canais de comunicação - como o pensamento por meio de palavras, a comunicação das sensações, as diversas artes, a relação com a natureza, as possessões místicas - que ele vai criando novas modalidades de comunicação e de discursos que desembocaram na rede em que hoje vivemos. Esta rede, que vem sendo tecida há 100 mil anos e tem a idade do homem, nasceu com a linguagem. O ser humano nasce com a linguagem; somos uma rede de comunicação, de transbordamento, de participação".  
Trecho do livro O homem que sabe, de Viviane Mosé.

Eu, de verdade, espero que esta notícia faça muito barulho. Mas um barulho que congregue outros trabalhos acadêmicos que estão dispersos por aí. Eu acredito na ideia do Google da Previdência Complementar, feito por muitas expressões - ensaios, análises, dissertações, teses, posts, vídeos, podcasts - e por  PESSOAS dispostas a transformar o mundo.

Se você gostou do recado, compartilhe! Lembre-se: seu clique faz a rede crescer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário