domingo, 24 de novembro de 2013

PESSOAS FORTALECEM A EXPERIÊNCIA DA FÉ

Vivi uma semana movimentada. Gravação em dois dias de eventos em cidades diferentes, planejamento de Programa de Educação, avaliação crítica de desempenho. Muita, muita, muita, informação junta, misturada, num ritmo alucinante. E não se trata de força de expressão. Uma dessas noites eu não consegui dormir. Muito barulho interno, sabe? Porque a noite, o mundo estava em quase silêncio.

Bom, mas é assim que se evolui. Um pé no caos e o outro no vazio, porque a ambição impede planejar mais do mesmo. O conhecido é conforto. O desconhecido, aventura. Adivinha então, o que mais atrai? O risco, claro! Mas um risco calculado, e apoiado na minha fé em Deus, porque Deus sempre coloca meu coração em paz. No início do século 20, Napoleon Hill (clique aqui) avisou que haverá o tempo em quem o mundo corporativo vai reconhecer o poder da fé para a materialização de riqueza. Uau! E ele elaborou essa predição depois de comparar - por meio de uma metodologia muito criteriosa - as empresas norteamericanas que sucumbiram com as que sobreviveram à quebra da bolsa de valores de 1929.

Novas PESSOAS, novos horizontes

Além de um plano de trabalho novo, a semana trouxe para mim novas PESSOAS. Gente que ganha prêmio por práticas éticas. Gente brilhante que ganha o coração da gente - no meio de uma entrevista - cercada da parafernália técnica. Gente que se determina a superar o desconforto da câmera e microfone, para compartilhar uma experiência positiva de negócio. Gente que - quando o trem sai do trilho - está junto e é solidária para ajudar a colocar as coisas no lugar.

Por tudo o que eu leio, por todos os meus interesses, por todos os movimentos no mundo, o que mais me surpreende e interessa na vida são as PESSOAS. Na madrugada de sábado para domingo, assisti um documentário da Discovery - Na Fé, de Arthur Veríssimo (clique aqui). Não foi por acaso. Também não foi planejado. Meu novo parceiro de trabalho, Fábio Werber, da Maskavo Filmes, fez a indicação no meio de uma das muitas conversas sobre portfólio. 

O tema do programa era o Candomblé em Salvador. No meio de uma das festas a Iemanjá, Arthur Veríssimo fala algo sobre como, no caminho da , não tem espaço para quem é opaco. É preciso ser brilhante para afastar o mal. De cara, essa síntese, me pegou de jeito. Escrita assim pode parecer simplista. Mas posta em perspectiva, somada à leitura de Napoleon Hill, ganha uma dimensão absurda. 

Sínteses são poderosas! Exigem uma energia imensa para se materializarem em qualquer elemento. Com as palavras, não é diferente. Eu e o Nivaldo Cândido de Oliveira Jr., da SUPORTE Consultoria e Treinamento, ralamos muito para fazer caber em um projeto umas ideias de síntese que a gente quer construir, de cara, em 2014, 2015 e 2016. 

Com as PESSOAS, também não. PESSOAS expostas a risco, a pressão, a buscas, a dúvidas, a incertezas, ao caos são sínteses surpreendentes da experiência de estar vivo. São testemunhos da beleza da inspiração de Deus. Para eu terminar este post de uma forma menos mística, um pouquinho de Caetano Veloso ajuda a colocar o pé no chão de novo:
Gente olha pro céu, gente quer saber o um. Gente é o lugar de se perguntar o um.Das estrelas se perguntarem se tantas são? Cada, estrela se espanta à própria explosão.Gente é muito bom. Gente deve ser o bom. Tem de se cuidar. De se respeitar o bom.Está certo dizer que estrelas estão no olhar de alguém que o amor te elegeu pra amar.[...] Gente lavando roupa, amassando pão. Gente pobre arrancando a vida com a mão. No coração da mata gente quer prosseguir. Quer durar, quer crescer, gente quer luzir. [...] Gente deste planeta do céu de anil. Gente, não entendo, gente nada nos viu. Gente espelho de estrelas, reflexo do esplendor.Se as estrelas são tantas, só mesmo o amor. [...] Gente espelho da vida, doce mistério"
Curtiu? Então, compartilhe! Lembre-se: seu clique faz a rede crescer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário