sábado, 28 de dezembro de 2013

EXTRATO DA MINHA VIDA: UM APP TRANSFORMOU TUDO EM INFOGRÁFICO

Na imagem, o extrato da minha vida, vista por um app do HSBC! Eu nem sou cliente do banco, mas resolvi experimentar a proposta, desenhada com base em logaritmos do Facebook. A vida poderia ser simples assim, não é? A gente cria ilusões de todos os formatos para vender essa simplicidade.

Claro que eu curti o app! A reflexão não é essa. Mas o desenho termina dando uma radiografia dos comportamentos que o Facebook legitima e que, definitivamente, associam vida a consumo.

O que me salva, neste momento, frente ao meu infográfico - háááááááááá: na vida virtual, as tomografias e ressonâncias magnéticas assumem o formato de infográfico! - é que estou muito influenciada pela leitura de Sílvio Meira e, de novo, Viviane Mosé! Eles me fazem olhar para essas e-criações, achar graça (só entretenimento... só que não!) e me mergulhar no conceito da complexidade. Porque, de verdade, os dois autores tratam de Educação no século 21, que vai muito além da informação. É um processo, que articula, integra, transforma informação para produzir conhecimento. A última etapa, é compartilhar.  Moacir Gadotti, o professor que Viviane Mosé entrevista no livro A escola e os desafios contemporâneos diz: "Hoje, numa era do conhecimento, distribuir conhecimento é distribuir renda"

Por isso achei irônico o app de um banco fazer o infográfico da minha vida! Olhando para o desenho parece um processo acabado... Só que não, não e não! E o próprio desenho informa, quando interpreta meus dados e me classifica como "Nômade", pé na estrada! A história segue.


Ao infinito e além!

O Facebook hoje publicou essa foto comemorativa dos 91 anos de Stan Lee, com uma frase matadora: 91 anos e contando.... Não são os números, cara pálida! São as histórias, os desafios, os atos heroicos, as vulnerabilidades dos personagens que, em todas as análises, somos nós mesmos!

As teias e fogueiras simbólicas que criamos. O pensamento que, ao nos explicar, já cria outras possibilidades e oportunidades de ser para o que inda não somos mas queremos ser! "Há muitos modos de produzir, de reproduzir a nossa existência no planeta. Todos respeitáveis, todos bonitos. O que importa é ser feliz, construir um mundo feliz, de felicidade, de amorosidade, de compaixão, de austeridade, de simplicidade. Então cada um poderá escolher um mundo": palavras de Moacir Gadotti a Viviane Mosé

E tem mais: "A educação do futuro está centrada na educação permanente". Mas, é claro! 91 e contando.... lembra? O fim está acabando para o "THE END". Por isso, eu esticaria o meu infográfico com pelo menos mais algumas aspirais de pontinhos que sugerisse o "PARA SEMPRE". Porque a minha perspectiva hoje é continuar a viver e materializar quase isso. Mas o banco economiza em tudo. Por isso, economizou no desenho também. Um absurdo! "Os absurdos. Acho que a filosofia tem que começar pelo absurdo", propõe Moacir Gadotti.

Os bancos ainda não reconhecem a vida em modo beta. A própria sociedade ainda não está totalmente consciente. Por isso, fazem um extrato da vida acabada no picote, sem perspectiva de futuro. Uma linha do tempo artificialmente interrompida. Mas o infográfico é limitado. Eu não! Eu sou uma criatura com a vida em modo beta, em construção permanente e com muita perspectiva de futuro, e qualquer que seja ele, será compartilhado. Porque, a ideia do app era que eu compartilhasse a informação construída e acabada sobre mim. Mas eu sou um ser inacabado, incompleto, inconcluso, imperfeito, modo beta, como aprendi com Silvio Meira. "A gente tem que ter alegria de compartilhar, e não o desespero de ficar com aquele conhecimento sozinho para poder me vender melhor no mercado de trabalho. Essa visão egoísta do conhecimento": lição de Moacir Gadotti.

Curtiu? Então, compartilhe! Lembre-se: seu clique faz a rede crescer. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário