segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

FACEBOOK: NÃO MEXA NO MEU TEMPO!


O Facebook antecipou em 20 dias o início de 2014 ao colocar no ar o dispositivo que - com base em estatística de acesso - desenha automaticamente a retrospectiva individual do usuário. Confesso que fiquei um pouco surpresa e bastante incomodada com o convite institucional para que eu conhecesse a novidade.

Para a maior parte das PESSOAS provavelmente este pequeno recado passe sem nota. Mas eu estou em uma fase em que tudo o que é muito imediatista provoca em mim uma reação adversa. Se a longevidade é fato, para quê tanta pressa? Para que antecipar o fim do ano, se eu ainda posso contar 480 horas de vida ainda em 2013? Não! Eu, definitivamente, quero tudo o que eu tenho direito nesta conta. Afinal, é um cálculo de vida. Vida passada, é verdade. O saldo. Só que não!

Se eu aceitar essa proposta indecorosa, como ficam os trabalhos que ainda estão por ser entregues e finalizados nos próximos dias? Eles são parte importante dessa retrospectiva. Eles ajudam a criar significados que eu considero relevantes para mim e para quem, como eu, é operador da Previdência Complementar ou atua com Comunicação e Educação Previdenciária. A TV ABRAPP, por exemplo, até 31 de dezembro, deverá contabilizar 50 mil visualizações. Eu acompanho esses números todos os dias!

Sinto muito, Facebook!

No último sábado, postei aqui matéria da Exame sobre Longevidade. Hoje, a mesma revista trouxe uma matéria sobre gestão UNILEVER. A lógica do mercado tem que mudar (clique aqui). O CEO Paul Polman mudou a rotina da casa. Já que as estratégias de negócios são de médio e longo prazos, a prestação de contas deixará de ser mensal.

Muito lógico! Essa coisa de último minuto termina provocando ansiedade e subsidiando decisões equivocadas. Para quem conhece um pouco de como funcionam Perfis de Investimentos em Previdência Complementar, isso é um fator crítico. As PESSOAS sem tolerância a risco não acreditam na reprecificação dos papéis do mercado financeiro. Apavoradas com as instabilidades, realizam perdas.

É preciso criar uma cultura nova. Um novo mapa mental para operar com essas ferramentas novas que passaram a integrar o nosso dia a dia no curto, médio e longo prazos!

Para transformar dado em informação, é preciso tempo! E agora eu tenho que citar mais uma vez - porque faz muito sentido aqui - Paula Abreu, no e-livro Paixão - modo de usar: "Tempo é o luxo do mundo moderno, um recurso não-renovável, essencial para nossa felicidade". 

Se o tempo é um luxo inalienável, por que é mesmo que eu vou abrir mão dele? Se ele é não-renovável, por que é mesmo que eu vou deixar o Facebook apagar simbolicamente 20 dias da minha vida? Eles podem ser os 20 dias melhores de toda a minha existência! Pois não? Tenho Amigo Secreto, vou cumprimentar as PESSOAS que querem celebrar um ano cheio de experiências muito intensas, vou rever amigos que estão de viagem marcada para trabalhar em São Paulo... Sinto muito FACEBOOK, 2013 ainda é muito significativo para mim!

Vi, nesta manhã, na fan page Ideia de Marketing, um artigo do colunista Eduardo Silva sobre a diferença entre dado e informação (clique aqui). As PESSOAS precisam de tempo para transformar dado em informação. Informação é dado articulado e combinado para a produção de sentido. Isso, evidentemente, leva tempo!

Portanto, FACEBOOK - rede social que eu, com o tempo, aprendi a curtir - não venha mexer com o tempo que me pertence! Porque este tempo de 2013 que ainda me resta, eu ainda quero ocupar para produzir muitos sentidos, cheios de significados. Silvio Meira, no livro Novos Negócios Inovadores de Crescimento Empreendedor no Brasil, diz:

SIGNIFICADOS: o que você quer criar, em conjunto com quem conversa com você, senão signficados comuns? É deles, com eles, que se constroem e evoluem comunidades. Foi assim que se criou a Harley Davidson, que passa muito longe de ser uma fábrica de motos. Na verdade a empresa de Milwaukee habilita um estilo de vida, uma comunidade, quase uma família. E não foi de uma hora para outra que isso aconteceu como você pode imaginar. (p. 268).

A história da Harley Davidson eu termino de contar outra hora. A do FACEBOOK, tem gente que já está colocando em perspectiva... e não é das melhores. 

Para 2014, ainda há apostas. Mas - a menos que a rede seja foco de um processo de inovação - será difícil sustentar um horizonte maior.

Então, caríssimo senhor (afinal, ele já não é mais tão jovem) Mark Zuckerberg (clique aqui): trate de usar sua rede principalmente para fazer sentido para PESSOAS longevas, que usa o tempo com sabedoria, para ir além dos dados.

Curtiu? Então, compartilhe! Lembre-se: seu clique faz a rede crescer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário