sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

MODO BETA: O QUE DISTINGUE É A ARQUITETURA DE VALOR


Peguei esta imagem da timeline da minha amiga Carolina Pereira Simões. Porque ela me faz dar continuidade à reflexão que eu comecei no meu post anterior, sobre as REDES SOCIAIS. Para mim, esta imagem revela escolhas, percepções, leituras importantes porém diferentes da realidade. 

Revela também um critério individual de seleção. Isso me lembra de uma reflexão linda da professora Maria Aparecida Baccega (ECA/ESPM - clique aqui) sobre processos de edição de conteúdo, que dão base para uma outra cadeia maior de processos: a Comunicação e a Educação. Dito assim, pode parecer mecânico. Mas é profundamente filosófico. Porque essas escolhas necessariamente podem ter dois alicerces: o ético, ou não. É a base do posicionamento técnico, profissional, pessoal. Simples? Complexo!

No caso da ilustração, ela me diz o seguinte. Os pontos de aproximação entre Pablo Picasso e Salvador Dali: eles eram espanhóis e contemporâneos. Eles tinham os mesmos fatos como base. Um posicionamento ético semelhante. Mas interpretações e expressões completamente diferentes da mesma realidade.

Onde eu quero chegar com isso? Na questão que ouvi há alguns dias e que cheguei a escrever sobre ela aqui: venda! Parece simples, mas na venda está envolvida uma decisão ética. Porque mesmo que você vá vender um produto para o consumo imediato, é importante que ele tenha, no mínimo, qualidade e um preço justo para que a experiência com essa venda seja positiva que vai legitimar o seu lucro. E, caso essa venda precise incluir uma fidelização do cliente, então ela avança para o campo do Relacionamento, do vínculo com o cliente.

No caso da Previdência Complementar, cuja venda exige relacionamentos de longo prazo, vínculos mais profundos, fidelização baseada na confiança, então o posicionamento em relação à Comunicação é completamente diferente. Requer recursos de naturezas distintas, para que a interpretação sobre o serviço esteja alinhada com a proposta da venda que, de fato, apenas cria uma expectativa sobre a experiência de uso que só será efetivada no longo prazo, depois de cumpridas as carências e exigências técnicas.

Mas a história não para por aí! Quanto mais ética ela for, mais ela avança para a Educação, porque não se trata apenas de um processo de venda, Comunicação e Relacionamento. Trata-se de um processo de influenciar um comportamento que - para ser o mais convergente com a proposta da Previdência Complementar - deve se transformar durante o tempo, de acordo com cada ciclo de vida que "o cliente" estiver experienciando, desde a infância até a morte, do berço ao túmulo.  

"O MUNDO EM MODO BETA PARA SEMPRE"

Gestão de Previdência Complementar não é qualquer gestão. Comunicação e Educação em Previdência Complementar, também não! É possível simplificar alguns conceitos. Mas a complexidade é inerente à sua natureza. 

O genial professor Silvio Meira, no livro Novos negócios Inovadores de crescimento empreendedor no Brasil, conceitua a experiência do modo beta em que a sociedade global está mergulhada.

MODO BETA PERPÉTUO: se há alguma diferença radical entre o antes [da rede] e o agora é que o APRENDIZADO CONTÍNUO se tornou a norma. A internet criou escolas e bibliotecas globais e um novo e informal ambiente de aprendizado. Agora, a partir de quase qualquer lugar, temos acesso ao maior estoque de informação que já houve no planeta. Sobre tal plataforma, COMPETIÇÃO e COOPERAÇÃO constante tornam COOPETIÇÃO a nova forma de aprender. A ideia clássica de perfeição se derrete neste contexto, pois a dinâmica de um universo conectado e em constante mudança, perceptível por todos, põe o MUNDO EM MODO BETA PARA SEMPRE, com todos colaborando, nem que seja simplesmente dizendo que a minha e a sua oferta estão ruins. Antes... nem isso a gente sabia, quanto mais em tempo real como agora. Prepare-se: sua oferta nunca está pronta, sempre poderá ser melhorada e o será, incremental e paulatinamente, usando tudo o que a gente já viu até aqui e o que ainda falta ver [e muita coisa, a vasta maioria, nem neste livro está].

Quis escrever sobre isso porque, lendo Silvio Meira, aprendi sobre um diferencial competitivo que ele chama de ARQUITETURA DE ELABORAÇÃO DE VALOR. Ela se modela de acordo com cada negócio. Penso que, em Previdência Complementar, ela combina ÉTICA a processos de todos os tipos e controles bem estruturados. Tem ainda as práticas dinâmicas de seleção e edição de conteúdos, Venda, Comunicação, Relacionamento e Educação voltados para escolhas inteligentes permanentes e vínculos de confiança que criem perspectivas de futuro, diferentes para cada um de nós.

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