segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

TV ABRAPP: TRANSFORMAÇÃO MAIOR QUE OS NÚMEROS

A TV ABRAPP (clique aqui) superou, como eu estava esperando, as 50 mil visualizações antes do final de 2013! Os números são importantes porque eles dão parâmetros dos estágios de uma evolução contínua dos processos de envolvidos na Comunicação e na Educação institucionais. 

Quando tudo começou, por iniciativa de Devanir Silva, da Associação Brasileira dos Fundos de Pensão (ABRAPP), em 2011, ninguém tinha muita clareza de como fazer. O que estava claro era o objetivo: a expressão de todas as contribuições presentes em uma instituição associativa.A linguagem, aos poucos foi se configurando, com seus sotaques, localidades, perspectivas singulares. Hoje, tanto o veículo, quanto os profissionais que colaboram com ele estão mais do que prontos e voam sozinhos. E foi bonito acompanhar esse processo inteiro de construção. Porque todos nos transformamos.



Para o Comunicador que ainda não passou por essa experiência, antecipo com toda segurança: ela é um divisor de águas que cria resistências curiosas. Há poucos dias, eu me surpreendi rejeitando radicalmente à ideia de voltar a produzir jornal institucional. E, diante da minha reação, entendi que o audiovisual tem muito mais apelo à imaginação de quem consome a mensagem.

E, como eu sou uma consumidora compulsiva e compulsória das mensagens da TV ABRAPP (clique aqui), gosto das imagens e vozes das PESSOAS que atuam nesse processo de interação. O acervo inteiro é muito elucidativo e trata de tudo o que está envolvido no trabalho dos operadores da Previdência Complementar. 
O mundo não muda todo do mesmo jeito, nem sua - ou minha - instituição mudam quando querem e entendem que estão preparadas para tal. Nós vivemos em rede e cada instituição tem sem tempo. Raramente o tempo de cada um está no tempo de mercado. É às vezes necessário, para inovar, criar seu tempo, seu próprio tempo. O que significa, muitas vezes convencer o mercado e a empresa que o tempo é agora. E não é porque você entendeu por que precisa e como, que todo mundo já sincronizou e agora é fazer. Mudar, no tempo do mercado, significa reescrever a rede do seu negócio. Em tempo real". SILVIO MEIRA em Novos negócios inovadores de crescimento empreendedor no Brasil.
Para quem está diretamente envolvido com a operacionalização da TV ABRAPP - como Alexandre D'Andrea e eu também - fica claro que é importante saber atuar em modo beta o tempo todo. O crescimento é resultado de um processo naturalmente incremental. Sempre que podemos, criamos novos recursos que reiteram a linguagem que acreditamos ser a mais efetiva, funcional, objetiva. Aos poucos ela também está ganhando fluidez, clareza, objetividade. 

Nos bastidores, a gente tem muitas histórias de qualidade: hoje, a TV ABRAPP serve de referência para veículos institucionais impressos; no Congresso Brasileiro dos Fundos de Pensão a TV ABRAPP cria percepção de tempo real - resultado do planejamento muito focado e da execução cada vez mais precisa e enxuta. São conquistas! São evoluções permanentes.

Então, para encerrar este post, vou chamar - evidentemente - dois vídeos da TV ABRAPP. No primeiro, José Maria Rabelo, da PREVIC, fala de como os temas discutidos nos eventos institucionais têm que chegar aos participantes e à sociedade.



No segundo, o professor e advogado Roberto Eiras Messina avança na reflexão proposta pelo Encontro de Educação Previdenciária dos Fundos de Pensão para propor uma ampliação do trabalho que hoje a TV ABRAPP realiza. Sem dúvida, um voo ainda mais alto que nós todos em breve vamos realizar.


 Curtiu? Então, compartilhe! Lembre-se: seu clique faz a rede crescer. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário