sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

INSPIRAÇÃO COLORIDA PARA A SEXTA-FEIRA!

"Ser velho significa que se viveu muitos anos e que se acumulou um grande, grande, grande patrimônio". A autora desta frase é Luísa Cortesão, portuguesa de 63 anos, e grafiteira.

Há algum tempo eu acompanho o trabalho de uma fanpage portuguesa chamada Felicidário (clique aqui).Trata-se de um projeto de Comunicação muito interessante: um calendário divertido, feito por artistas, para PESSOAS acima de 60 anos. Em geral, as mensagens valorizam o que há de divertido, simples e sábio na vida. Tem uma pegada bastante estóica: carpe diem. Viver bem aqui e agora. E ser feliz.

Desde que conheci, acho a ideia muito estimulante e sou fã. Hoje eles publicaram o vídeo da Luísa Cortesão, que eu vou compartilhar aqui para lembrar já  que 2047, o ponto da virada para a população global, está mais próximo. Aliás, tudo o que eu garimpei e publiquei aqui esta semana mostra isso: o vídeo do antropólogo Tião Rocha, as nonas da propaganda do Habib's, o vídeo do professor Miguel Nicolelis, objetiva ou subjetivamente, mostra isso: a troca intergeracional que, no futuro, ficará ainda mais evidente.



Eu gosto da mensagem de Luísa Cortesão porque ela explica o processo da sua atividade como grafiteira. A expressão começa com figuras esquemáticas e amadurece naturalmente. Ela sabe que tem um espírito rebelde por natureza. "Eu sou do tempo do é proibido proibir". Refere-se, com isso, às manifestações da juventude de 1968. Anarquista, anti-regime são mais do que palavras. Falam de um posicionamento cidadão a favor da liberdade. "Eu faço o que me me diverte, fundamentalmente é isso!".

Aposentadoria: janela para novas experiências

No Brasil, 24 de janeiro é a data que se comemora o Dia do Aposentado. Talvez seja por isso que esta semana já começou com tantas referências e inspirações a essa fase mais madura. De perceber também o quanto a identidade a expressão da terceira idade, da melhor idade está mudando. As PESSOAS se constroem com mais liberdade, ampliam seus canais de relacionamento com o mundo e inovam nas possibilidades de expressão. 

Minha avó bordava, tinha um jeito único de contar os contos de fada, cozinhava como ninguém. Mas os avós e principalmente as avós, do futuro serão diferentes. Para começar, talvez eles nem mais serão avós. Eu explico! No futuro, eu não serei avó, porque não tive filhos. Mas terei um legado, que pretendo compartilhar. Talvez como blogueira, talvez eu me encontre em outro formato ainda mais dinâmico de ComunicaçãoNão importa o quanto o suporte seja transitório. Importa o espírito que a expressão tenha. Quanto mais livre, melhor. Quanto mais interdependente, melhor. Quanto mais em rede, melhor. 

A arte de Luísa Cantão tem natureza transitória. O valor está na atitude envolvida no processo. "Andar a fazer às escondidas que é uma coisa para a qual não tenho mais idade. [Quando eu tinha 25] andei a fugir muitas vezes da polícia, mas agora não pensava que tivesse eventualmente em ter que fugir à polícia". 

A humanidade encontrou a fórmula da longevidade. Forever alive. Agora, na troca intergeracional, pode ser que encontre a fórmula da juventude. Forever young. E, quando todos chegarmos a 2047, talvez todos possamos ser mais felizes, com o tempo e a sabedoria a favor de uma vida com liberdade em escala.

Curtiu? Então, compartilhe! Lembre-se: seu clique faz a rede crescer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário