quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

MABEL GARGAN: UMA LUTA PARA MAIS EDUCAÇÃO FINANCEIRA

Mabel Gargan, irlandesa, 90 anos, lidera a campanha Older & Bolder, que pode ser traduzida como: Velhos & Ousados. Ela luta pelo aumento da consciência da necessidade de planejamento financeiro de longo prazo e pelo respeito ao desejo que muitos têm de permanecer em suas próprias casas e arcar com despesas de cuidadores; não em asilos ou casas de repouso.
Este post foi publicado ontem nas redes sociais pelo Santander. Eu gostei dele, evidentemente, porque mostra militância contra a exclusão. Porque a sociedade - do jeito que conhecemos - isola, exclui, interna, afasta tudo o que incomoda. Mas essa fórmula não funciona mais: escola, presídio, asilo, hospício.

A gente não sente assim, mas lendo um pouco sobre Educação, é fácil entender - a começar da infância - o quanto a sociedade imatura e iludida pelo mito do "forever young" validou um posicionamento que isola a diversidade. Mas, cada vez mais, a diversidade se expõe e somos obrigados a nos reconhecer nela! Porque todos nós temos um pouco de criança, louco, velho, bandido, portanto, compartilhamos da diversidade, independentemente do nosso querer que, como diz Viviane Mosé, é de uma infantilidade absurda.

O que eu gostei da campanha de Mabel Gargan? Ela faz Educação Financeira e Previdenciária para garantir seu direito de ficar em casa. Direito de inclusão. Direito de se sentir bem do seu próprio jeito e não do jeito que melhor convém provavelmente a alguém mais jovem.

Respeito!

Militar aos 90 anos é mais do que uma atitude. É uma prerrogativa dos novos tempos. Eu estou reiteradamente lembrando aqui há estudos que estimam para 2047 o ponto de virada da ampulheta, quando a população global serão majoritariamente "velha guarda" e que, necessariamente, os comportamentos terão de ser outros, as prioridades terão de ser revistas. O bônus da juventude tem prazo de validade e vai acabar no mundo inteiro!

Todos os livros que leio são unânimes em dizer que a porta de saída para o caos que criamos está na revisão dos valores que cultivamos. Para recolocar o mundo no eixo, temos que substituir a ganância pela colaboração. A economia predatória pela sustentabilidade. As competições, disputas e conflito de interesse pela conciliação de interesses. A apatia política pela governança.

E como fazemos tudo isso? Acho que como a Mabel Gargan: militando por cidadania. O que eu gosto na imagem desta ativista é a ação combinada à atitude pacifista. Lembra um slogan da década de 1980 feito para uma linha de calçados femininos aqui no Brasil: "a conquista pode ser pacífica".

Terá de ser! Se as estimativas estiverem corretas, 2047 o mundo não será apenas um lugar de PESSOAS idosas. Terá também uma população predominantemente formada por mais mulheres, pelo simples fato de que - comparadas aos homens - as mulheres são mais longevas. E também têm um perfil que favorece a proteção e a poupança de longo prazo. 

Por isso, acho que a campanha de Mabel Gargan naturalmente deverá ganhar muitas adeptas. Acho também que não haverá tantas casas de repouso e asilos para isolar os velhos do nosso mundo. 

E - por estarmos todos juntos no mesmo barco - independentemente da idade, em uma relação explícita de interdependência, seremos levados a amadurecer!

Curtiu? Então, compartilhe! Lembre-se: seu clique faz a rede crescer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário