terça-feira, 21 de janeiro de 2014

NATURA TRAZ DE VOLTA A MINHA INSPIRAÇÃO

Fiquei mais de uma semana totalmente sem inspiração para escrever meus posts. Isso não significa que tenha parado a produção. Neste período, fiz meus textos técnicos, que exigem prioritariamente um trabalho de articulação e interpretação lógica. A inspiração vem depois da construção dessa base. É a lapidação da pedra.

Mas hoje, achei nas redes sociais uma preciosidade. Um caminho para eu ler notícias que, em geral, me entristecem: rolezinhos, ingerência política, depredação do patrimônio público. A Natura vai fazer uma campanha maravilhosa pelas redes sociais. O objetivo é justamente transformar a rotina. Descobrir a poesia na rotina de todo dia (clique aqui e saiba mais). O método é simples e, como tudo o que é simples depois de imaginado, genial: a poesia escondida nas entrelinhas dos jornais.



Para mim, ressignifica o jornal, os poetas, a rotina e as próprias redes sociais. Aliás, ontem, eu vi um post da minha professora Elizabeth Saad Corrêa (ECA/USP), analisando com sabedoria os vaticínios sobre essas mídias, em razão da mobilidade dos jovens.
Mídia e gurus postam notícias "assustadoras" de q o Face está envelhecendo e se tornando ambiente de tios.... Pergunto qual o problema disso, pois, não seriam os mesmos gurus e também pesquisadores sérios que há tempos ressaltam a segmentação e nichos como um dos valores das plataformas de mídias sociais? Penso: ótimo, um FB mais adulto, talvez menos bobagens, mais curatorial, opinativo e inteligente".
Olhos de ver! Nem todo mundo tem, porque depende de repertório, experiência, maturidade, lucidez. Talvez por isso mesmo é que a mídia, de uma maneira geral, ainda use a velha fórmula do sensacionalismo. Sem dúvida, faz dinheiro rápido. Privilegia o jovem, o efêmero, o consumo e o descarte. É predatória e insustentável, considerando que a população jovem vai envelhecer. O ponto de virada já está calculado: 2047 é o ano da inversão da base da pirâmide!

A rotina em 2047? Só que não. Já!

Pelas notícias que andei vendo nos telejornais e nas redes sociais, vamos ter que aprender a ser diferentes. Não em 2047, agora! Vamos ter que amadurecer na raça para consertar o que fizemos por imaturidade e ganância. Quer um exemplo? Algumas cidades da China hoje estão vivendo uma rotina apocalíptica em razão de uma política econômica baseada no desenvolvimento predatório. A poluição do ar é tão grande que o sol só pode ser visto por meio de painéis eletrônicos.
"As telas utilizadas para exibir informações turísticas e comerciais agora apresentam 
também uma recriação digital do amanhecer escondido pela poluição do ar". (clique aqui)
Não dá mais para sermos tolerantes com decisões estúpidas e  ingênuos em relação a uma fórmula que, no longo prazo, sequer beneficia o privilegiado grupo de 1% que detêm metade da riqueza de todo o planeta (clique aqui). Não funciona. É fato! Como começa a mudança? Com a revisão da própria rotina! O que faz sentido? A vida! Está longe? Está dentro! É estranho? É íntimo!  É para poucos? É para todos! É utopia? É emergência!



Curtiu? Então, compartilhe! Lembre-se: seu clique faz a rede crescer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário