segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

RELATÓRIO ANUAL DE INFORMAÇÕES EXIGE FÔLEGO PARA MERGULHAR

Imagem do artista romeno Caras Ionut
Eu já declarei aqui que sou fã de um documento das Entidades Fechadas de Previdência Complementar: o Relatório Anual de Informações (RAI). Para quem não sabe, trata-se de um grande instrumento de prestação de contas para PESSOAS físicas e jurídicas. Também é estratégico na prospecção de novos patrocinadores.

Mas os efeitos de uma boa leitura do RAI não param por aí. Porque as diferentes informações que ele veicula servem para comparar e mensurar a evolução da performance institucional principalmente em relação a ela mesma. Afinal, cada plano é único, com características singulares e decisões que combinam estratégias específicas de negócio.

Gosto disso! O RAI tem uma personalidade institucional e, por isso mesmo, é um catalizador de valores e princípios. Um olhar para o passado, para lançar algumas luzes sobre o que será o futuro. Sem imaginação, um exercício profundo de análise e interpretação de dados.

Para fazer, precisa entender sobremaneira de interdependência. Porque o cenário econômico - por exemplo - impacta nos resultados, no jeito de ser das PESSOAS (que podem viver, consumir, investir mais ou menos), nas decisões das Políticas de Recursos Humanos das empresas (que podem assumir novas responsabilidades e despesas ou cortar decisivamente os custos). Planos de futuro envolvem análises desse tipo.


Texto de Arnaldo Antunes
Tudo é fluido. A fórmula pode até ser semelhante, mas o resultado é individualizado. Eu gosto de me aventurar nessa estrutura cinética formada por engrenagens que se articulam organicamente nas dimensões administrativa, financeira, contábil, atuarial, jurídica.

O RAI é um grande desafio de Comunicação e Educação Previdenciária ainda muito incompreendido. É um instrumento didático para quem tem fôlego.Em um mundo que exige concisão e rapidez, o ele vai na direção contrária: pede tempo de leitura e mergulho, para entender a complexidade que está envolvida na construção do futuro.

"Viver não tem volta", diz o poeta Arnaldo Antunes. Para quem tem Previdência Complementar Fechada, o RAI registra o histórico do caminho e antecipa algumas luzes do futuro para o qual se caminha. Por isso, é um estímulo à confiança nas decisões que fortalecem a atitude previdenciária como fator estratégico para a promoção da sustentabilidade da vida. É com este espírito e disposição que estou envolvida dos movimentos de elaboração dos Relatórios Anuais de Informações EMBRAER PREV e SARAH PREV.

Curtiu? Então, compartilhe! Lembre-se: seu clique faz a rede crescer

Nenhum comentário:

Postar um comentário