terça-feira, 4 de março de 2014

CARNAVAL, OSCAR... Só que não!


Diminuí o ritmo dos meus posts. E, como todo mundo sabe, eu fico bolada, fico de bode quando isso acontece. Carnaval, Oscar, feriado... Só que não! O fato é que - off line - o ritmo é de bateria de escola de samba. 

Reuniões, Relatório Anual de Informações RAI, Resumo do RAI (wtf! melhor nem saber quem foi que inventou isso) e programação do conteúdo de um módulo do MBA em Previdência que a PREVIPAR realiza em parceria com a Universidade Positivo, de Curitiba.

Precisa de mergulho e fôlego! Eu andei escrevendo essas duas coisas nos posts anteriores. Precisa também de tolerância. Essa é nova! Porque eu fiz, mas ainda não entendi, o Resumo do RAI, de acordo com a IN PREVIC nº 5 que, categoriza como informação aos Participantes e Assistidos o conteúdo do Resumo e ainda mistura Educação Previdenciária no mesmo caldeirão. Faça-me o favor! 

Sobre o exercício de 2012, antes da publicação da IN 5, eu vi um Resumo do RAI produzido pela CBS Previdência sobre o qual eu escrevi aqui no CONVERSAÇÃO. Era em formato de infográfico e sintetizava os pontos estratégicos da gestão. Lindo! Trabalho da equipe de Comunicação e Relacionamento da casa.

Na IN nº 5, as informações mínimas exigidas abrem o Resumo com um retalho do Balanço Contábil. Fala sério! Nem vou criticar, porque cansa e desespera. Mas uma coisa é certa. Eu acho que esse formato exige uma competência ainda maior do leitor leigo, do que a versão completa do RAI, que dá todas as explicações para os resultados de gestão, contextualiza as decisões e, principalmente, não reduz a gestão a números do binômio déficit/superávit. 

Porque a gestão contempla pelo menos três dimensões simultâneas e interdependentes: a de investimentos, a de pagamento de benefícios e a de relacionamento com PESSOAS. As duas últimas, sem dúvida, sustentam a gestão, com base em vínculos de confiança e credibilidade na proposta previdenciária que sempre é de longo prazo, especialmente em cenários desfavoráveis para os resultados conjunturais de investimentos. Não dá para querer que o leitor intua isso diante de retalho de Balanço Contábil, Parecer Atuarial e Política de Investimento. E, por favor, não dá para - no Diário Oficial -  associar isso, ainda que indiretamente, com Educação PrevidenciáriaSim! Educação pressupõe questionamento diante da realidade dada. Porém, questionamento legítimo é muito diferente de vulnerabilidade a risco de ruído na informação. Pronto, falei!

Ah! E não estou sozinha na minha interpretação. Antes de me dedicar à montagem do Resumo, li um parecer muito elegante da Towers Watson (clique aqui). Enquanto Parecer do Comunicador tiver reconhecimento sem peso no Sistema de Previdência Complementar, melhor apostar em quem já conquistou mérito.

Curitiba, me chama que eu vou!


Montei pelo menos 200 slides, com filmes, mais algumas atividades para fazer um esquenta em Curitiba. Estou animada. Juntei tudo o que eu sabia, mais o que andei aprendendo com a leitura do professor e batuqueiro Sílvio Meira, parte eu discuti aqui no CONVERSAÇÃO, e deu um veneno legal! Ainda vou repassar, mas hoje o conteúdo precisa dormir. Depois tem sempre uns retoques que vêm à lembrança.

Parte do conteúdo trata de Comunicação em rede. É um tema que me sensibiliza muito, porque em rede on line eu estou em contato com PESSOAS muito especiais que sequer conheço pessoalmente. Entretanto, paradoxalmente, e por enquanto, foram as redes off line que me fizeram sair da minha terra e viajar para compartilhar o pouco que eu sei. E abriram o universo de possibilidades para eu aprender o muito de tudo o que eu não sei. "Erguer a Torre de Babel, escrever seu nome num papel. Eu e você, em sintonia seja onde for, no infinito ao teu sinal eu vou". (Samba enredo da Beja-Flor de Nilópolis)

Curtiu? Então, compartilhe! Lembre-se: seu clique faz a rede crescer

2 comentários:

  1. Seja bem vinda a minha amada Curitiba! Não esqueça de por o casaco na mala, afinal você esta vindo para a capital mais fria do pais, mesmo no verão, você pode ser surpreendida! E se der tempo venha tomar um café na Fundação Copel! Boa viagem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Cláudia, eu acho um luxo esse convite! Primeiro, porque café e prosa é a minha combinação favorita. Depois, nem fiz as malas e já estou me sentindo em casa. Só quem tem amor no coração consegue fazer, com tanta naturalidade, essas gentilezas. Muito obrigada e um grande beijo!

      Excluir