segunda-feira, 17 de março de 2014

TENDÊNCIAS, PESQUISAS, ESTUDOS: BASE PARA QUEM QUER FAZER MAIS

Imagem do artista romeno Caras Ionut.
Inovação - muitas vezes - é incremental. Mas, para dar o salto quântico, é necessário muita observação, muita análise que, no caso de transformação em escala, deve ter como apoio trabalhos técnicos como pesquisas e estudos que comprovem as tendências.

Uma tendência importante, porém pouco divulgada no Brasil é a mudança dos hábitos dos brasileiros com relação à Educação Financeira. Mas, no último sábado, o Jornal Nacional trouxe o tema às telas (clique aqui). Sim, o brasileiro está mais atento e cuidadoso na hora de comprar.

Hoje, o Diário dos Fundos de Pensão publicou a matéria As megatendências e os fundos de pensão, que tem como base a pesquisa realizada pela empresa KPMG. No futuro muito próximo, a longevidade, o adensamento da vida urbana e a necessidade de manutenção do padrão de vida serão fatores que naturalmente desencadearão a demanda por proteção previdenciária.

Junto da boa notícia, aumenta a responsabilidade de fazer mais e melhor por quem já é craque na área. Há mais pressão por uso inteligente de informações, por exemplo. Big Data tem, sim, que responder a rotinas de folha de pagamento - com precisão e agilidade. Mas tem que estar pronto principalmente para dar evidência a hábitos e comportamentos que singularizam cada grupo de público de interesse institucional.

Assim será possível uma Comunicação Dirigida, Pró-ativa, Personalizada. Mais do que isso: será prerrogativa institucional estimular a interação com o participante e o assistido. Hoje, ainda há uma timidez, ainda há uma insegurança em relação a esse movimento que tem por objetivo o diálogo. 

Mas o participante e o assistido têm muito a dizer. E podem dar uma contribuição inestimável para todos aqueles que estejam interessados em perenizar sua prestação de serviços à sociedade: participantes e assistidos podem naturalizar a linguagem da Previdência Complementar. Podem mais! Podem assumir o protagonismo espontâneo no papel de formador de opinião qualificada e passar compartilhar a experiência de uso dos serviços e a influenciar positivamente quem ainda não sabe o que é o trabalho que fazemos.


Educação dá resultado!

Educação dá resultado para quem busca novos significados. E essa busca é permanente, porque o mundo está em modo beta para sempre, como ensina o professor Sílvio Meira. Amanhã, dia 18 de março de 2014, o Ministério da Educação e Cultura, por meio da Secretaria de Educação Básica fará uma webconferência sobre Educação Financeira e Previdenciária, como desdobramento da Estratégia Nacional de Educação Financeira. A notícia foi divulgada pela fanpage da FIPECq (clique aqui).

Estamos falando de Educação. Por isso os resultados precisam de tempo para se materializarem na adoção de novos comportamentos. Mas esses novos comportamentos também precisam ser reconhecidos e empoderados de relevância, especialmente, pelos próprios operadores da Previdência Complementar.

Paixão pelo que se faz desperta essa consciência de que todos os detalhes contam quando se quer ampliar a proteção previdenciária para mais e mais PESSOAS. Se, há pouco tempo, essa ideia mais parecia com sonho, hoje é uma realidade que precisa ser perseguida e multiplicada.

Curtiu? Então, compartilhe! Lembre-se: seu clique faz a rede crescer

Nenhum comentário:

Postar um comentário