quinta-feira, 1 de maio de 2014

AS AÇÕES PARA A TRANSFORMAÇÃO QUE QUEREMOS

Estive todos esses dias trabalhando offline. Aí, não consegui produzir conteúdo para o CONVERSAÇÃO. Por isso, vou tentar compensar um pouco hoje. Afinal, tudo continua em movimento e evolução, apesar de nós. 

Primeiro, vou registrar aqui o belo trabalho em produção de Relatório Anual de Informações. Mais uma vez a CBS Previdência fez um trabalho primoroso, baseado em um projeto de Comunicação que, a cada ano, surpreende pela qualidade técnica e, principalmente, pela sensibilidade editorial.

Este ano, a CBS apostou no tema projeto positivo de vida e, antes de apresentar os resultados institucionais, transformou a ideia em um poderoso storytelling, que tem por base a vida de uma participante. Para encerrar, trabalhou com os depoimentos de assistidos da Entidade. Só depois dessa sensibilização é que divulgou o balanço dos resultados institucionais 2013.

Quem não viu, confira (clique aqui). É uma imersão no universo de informações realmente relevantes para quem tem e não tem Previdência Complementar. Esse trabalho (muito diferente daquela proposta indecorosa do Resumo da IN PREVI nº 5) - didático, bonito, envolvente - tem uma proposta legítima de Educação Previdenciária e ainda orienta a busca de dados quantitativos, contábeis, de gestão de investimentos, atuariais - todos disponíveis na versão online. Compromisso e transparência! Muito mais do que ostentação técnica.

Didatismo e clareza

Conheci um outro trabalho com uma linguagem bem bonita produzido pelo Renato Follador. Ele é uma referência no mundo previdenciário, por seu didatismo na expressão de conceitos complexos. Renato Follador está com um canal de vídeos nas redes sociais que podem muito bem atender àquelas entidades fechadas de previdência complementar sem orçamento para fazer um programa autoral de Educação Previdenciária.



Semana da Educação Financeira ENEF













De 5 a 9 de maio de 2014 - nas principais capitais brasileiras - acontece a Semana Nacional de Educação Financeira que integra a Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF). A programação é extensa, mas vale destacar algumas ações da agenda:

  • Workshop da Terceira Idade pela Rioprevidência - UERJ (5 de maio)
  • Lançamento da terceira temporada da série em audiovisual O Porco e o Magro  - virtual (5 de maio)
  • Palestra Cidadania Financeira BCB - Porto Alegre (5 de maio) - extensivo a outras capitais
  • Oficina de gerenciamento de dívidas - Programa Sonhos Reiais - Serasa Experience/SP (6 de maio)
  • IX Seminário de Educação Previdencíária PREVIC - IBRAM/DF (7 de maio)
É um evento realmente grande e merece atenção e a participação de todos. Sempre dá para prestigiar algum trabalho, porque a programação acontece durante o dia inteiro simultaneamente e diferentes localidades (clique aqui para conferir a agenda).

Mesmo grande, ainda pouco

Os problemas de analfabetismo financeiro, analfabetismo previdenciário e - principalmente - analfabetismo cívico ainda são imensos no Brasil e no mundo. Mas a mudança começa pela ação! E todas essas ações reunidas - do relatório ao evento - é que vão catalizar a mobilização da sociedade em discussões que vão desde o orçamento doméstico até avaliação de rating pela S&P. 

Saber o que tudo isso junto pode transformar é caminho para o crescimento do país, porque pode significar consciência e atitudes mais convergentes à Proteção Social ao invés do protecionismo populista em nome do qual tantas decisões lamentáveis são tomadas.

Curtiu? Então, compartilhe! Lembre-se: seu clique faz a rede crescer

Nenhum comentário:

Postar um comentário