segunda-feira, 2 de junho de 2014

EXPERIÊNCIA MEMORÁVEL: MARCA DA COMUNICAÇÃO DE VALOR


Estão no ar os vídeos da TV ABRAPP sobre o 5º Encontro Nacional de Comunicação e Relacionamento dos Fundos de Pensão, realizado no início de maio em Brasília. Para mim, uma "experiência memorável", porque aprendi muita coisa com os profissionais que atuaram para que o evento tivesse uma mensagem relevante. Para mim, funcionou!

A começar pela aula sobre projeto gráfico, que Maísa Rozendo, da CBS Previdência, compartilha por meio de seu depoimento envolvente e generoso. Eu já era fã do trabalho dela, que acompanho por meio da produção caprichada do Relatório Anual de Informação (RAI). Agora virei fã dela, porque é uma profissional muito carismática.


Para viajar no mundo tecnológico, a audácia da equipe FACHESF. Laura Lima apresentou o case da premiada Revista Conexão e ainda usou recursos como aplicativo para smartphones. O objetivo: desmistificar a produção de conteúdo de valor, por meio de tecnologias analógicas e digitais.


Eu vou continuar escrevendo - nos próximos posts - sobre essas escolhas técnicas de valor, que foram apresentadas pelos profissionais de Comunicação e Relacionamento durante o 5º Encontro Nacional de Comunicação e Relacionamento dos Fundos de Pensão. 

Mas, tem outros dois recados que eu quero compartilhar agora. O primeiro trata de protagonismo. Quem falou sobre esse tema no evento foi o advogado Roberto Eiras Messina. No vídeo, ele explica a relevância de entender alguns aspectos jurídicos envolvidos na prática do relacionamento institucional com diferentes públicos de interesse. E depois avança para as mudanças sociais que determinam uma disposição social para a participação. 


O impacto dessa novo comportamento é diretamente sobre os canais de Atendimento e Relacionamento. Demanda um novo posicionamento institucional em relação a receptividade dessas manifestações e um tratamento técnico adequado, para prevenir e mitigar riscos de imagem, reputação e - no extremo - a judicialização. Um tema bastante intrigante, que desperta a atenção para uma dimensão muito mais ampla da Comunicação e Relacionamento em tempos de redes sociais.

Autorregulação: um chamado para o protagonismo

Vou encerrar este post com um vídeo que considero emblemático, cujo tema tem potencial para redimensionar o papel e reposicionar o profissional de Comunicação e Relacionamento na estrutura institucional.

O diretor presidente da ABRAPP - José Ribeiro Pena Neto - fez um breve pronunciamento sobre a intenção institucional em promover um trabalho relevante sobre autorregulação e convocou os profissionais de Comunicação e Relacionamento a integrarem esse projeto.

Há muito tempo, eu atuo com Comunicação especializada em Previdência Complementar. E, sinceramente, acho que desde 2008 - quando surgiram os primeiros movimentos para a produção da Educação Previdenciária - eu não via uma oportunidade de atuação técnica potencialmente tão instigante quanto essa. 

Eu realmente espero que as contribuições de valor e relevância sejam desencadeadas por Comunicação e Relacionamento, também no campo da Autorregulação. E que essa seja - para todo o Sistema de Previdência Complementar - uma "experiência memorável" para sempre.


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