terça-feira, 3 de junho de 2014

NEM TUDO É POR DINHEIRO


No post anterior, eu escrevi um pouco sobre profissionais que buscam atribuir relevância à Comunicação que produz. São diferentes iniciativas e soluções que dão base àquela coleção pessoal que a gente estabelece para as melhores práticas. É aquele ranking de trabalhos de valor, com potencial para transformar comportamentos e criar modos mais evoluídos de ser.

Pois é... mas em Comunicação, como na vida, vale tudo. Ninguém é inocente e todos sabemos que - especialmente na disputa da atenção - não há regras. É por isso, que hoje, este post se dedica a refletir sobre uma cervejaria que está pagando pelo "curtir" do seguidor no Twitter.  



Fiquei incomodada com a estratégia provavelmente porque trabalho em um segmento no qual as entidades responsáveis pela gestão dos patrimônios previdenciários não têm finalidade lucrativa. Além disso, faz parte da concepção do negócio, a Educação Previdenciária que, por gênese, é muito consciente sobre esse conceito de "gratificação gratuita". Em Previdência Complementar a especulação é uma prática antiética.


Os profissionais que atuam com Educação Previdenciária são dedicados a criar estratégias, mensagens, conceitos que tratam de equilíbrio, poupança com horizonte de longo prazo, sustentabilidade inclusive do consumo especialmente durante a aposentadoria. Experiências simbólicas memoráveis! 

Para isso, criam uma infinidade de recursos: portais educativos, quiz, jogo da memória, app, mascote, concursos culturais, gincanas, revistas, jornais. Fazem o que o mercado chama de Marketing de Conteúdo ou seja lá em que categoria técnica essa produção se enquadre.

Resultados relevantes

Martha Gabriel, uma referência no estudo das mídias sociais, explica que estratégias de negócios que exploram "à força" adesão digital não se sustentam. Por mais que se deboche, ignore, suprima, Ética é mais do que uma palavra nas relações sociais que estão na base das mensagens e tecnologias. No livo SEM e SEO: maketing de busca, Martha Gabriel explica:
Os mecanismos de busca são "alimentados" pelos códigos das páginas e dos documentos da web, que por sua vez são construídos por pessoas e empresas. Atuar com é tica durante a elaboração dessas páginas e desses documentos de modo a fornecer o "alimento" correto aos mecanismos é uma das condições essenciais ao refinamento da base indexada e do universo disponível às buscas. Essa postura ética está muitas vezes fora do alcance do policiamento dos mecanismos de busca (apesar de eles tentarem detectar abusos), e por isso tem sido fomentada por órgãos relacionados a marketing nos mecanismos de busca. No entanto, cada vez mais, os buscadores estão considerando o fator social na fórmula da relevância, e isso tende a dificultar ações antiéticas. Quando a relevância era baseada apenas nos links entre páginas, atuações antiéticas conseguiam manipular os dados obtendo links de páginas de pessoas conhecidas para aumentar a relevância. No ambientes social atual, a manipulação de pessoas torna-se muito difícil, e o próprio ambiente se regula eticamente. Para conseguir links essenciais para aumentar a relevância, torna-se cada vez mais necessário ser relevante, de forma ética, verdadeira e transparente.
A experiência demonstra que as técnicas éticas são o melhor caminho para a otimização de sites para busca no médio e longo prazo, pois elas trazem os melhores resultados possíveis tanto para o site quanto para os usuários de busca, entregando a eles os resultados mais relevantes. 
Como Educomunicadora, a técnica da gratificação imediata é um recurso real mas que me lembra muito o condicionamento de Ivan Pavlov, prefiro continuar desenvolvendo recursos que estimulem a retenção da informação, do conceito, da mensagem. A "experiência memorável" que tem potencial para criar novas e melhores realidades. É por isso que vou encerrar esse post com um trabalho de Patrícia Motta Fagundes, profissional de Comunicação e Relacionamento, que conduziu uma oficina sobre Atendimento em Previdência Complementar cujos resultados serão compartilhados em breve.



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