quarta-feira, 17 de setembro de 2014

13 DE OUTUBRO: 2º ENCONTRO DE EDUCAÇÃO DOS FUNDOS DE PENSÃO

A Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (ABRAPP) - no dia 13 de outubro - vai realizar o 2º ENCONTRO DE EDUCAÇÃO DOS FUNDOS DE PENSÃO. O evento acontecerá em São Paulo (clique aqui).

A programação sugere painel sobre a evolução incremental de tudo o que as Entidades Fechadas de Previdência Complementar (EFPC) têm produzido para estimular a atitude previdenciária junto a seus participantes: cases OABPREV-RJ e QUANTA, análise do comportamento financeiro no Brasil, criatividade, inovação e storytelling. Tem também o resultado de uma pesquisa setorial sobre práticas de Educação Previdenciária.

Números e comportamentos

No momento, o que mais me interessa, entretanto são os indicadores de projetos de Educação Financeira. Quando trabalho em um evento, dificilmente consigo acompanhar uma palestra na íntegra, mas esse tema tem muito apelo, considerando que minha expectativa pessoal é investigar como as Entidades Fechadas de Previdência Complementar estão demonstrando Retorno sobre Investimento (ROI), Retorno sobre Atenção (ROA) e Retorno sobre Relacionamento (ROR).

Sei que são aspectos que a teoria aponta e, na Comunicação e na Educação, ainda são complexos os processos para registrar essas medições e calcular essas evoluções quantitativas. Entretanto, para mim também estão valendo as medições qualitativas, porque transformação de comportamento em Previdência Complementar quase sempre é mais efetiva do que os indicadores conseguem sinalizar.

O fato é que o 2º ENCONTRO DE EDUCAÇÃO DOS FUNDOS DE PENSÃO - por si só - é uma vitória, considerando a resistência que o tema enfrentou em sua origem e até que fosse definitivamente assumido e incorporado como fator de prevenção e mitigação de risco pelo Guia PREVIC Melhores Práticas em Fundos de Pensão (clique aqui).

Comunicação e Educação Previdenciária são elementos interdependentes e estratégicos para a continuidade do negócio das EFPC no Brasil e no mundo. Mais do que isso, a Educação Previdenciária está hoje decisivamente atrelada às propostas nacionais de políticas públicas de caráter previdenciário, demonstrando todo seu potencial de expansão e crescimento junto à sociedade.

Curtiu? Então, compartilhe! Lembre-se: seu clique faz a rede crescer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário