segunda-feira, 29 de setembro de 2014

NO GOOGLE, EDUCAÇÃO PREVIDENCIÁRIA BATE A FINANCEIRA



Com essa eu nem sonhava. Mas confesso que, às vezes, por puro diletantismo costumo fazer uma investigação quantitativa básica: quantas vezes Educação Financeira e Educação Previdenciária são citadas no Google e na Livraria Cultura. Educação Financeira sempre bateu todos os rankings! 

Hoje, para fazer este post, resolvi refazer a investigação e qual foi a novidade? Pesquise no Google o verbete EDUCAÇÃO FINANCEIRA e obtenha hoje 1.720.000 resultados. Pesquise no Google o verbete EDUCAÇÃO PREVIDENCIÁRIA e obtenha hoje 2.230.000 resultadosNa Livraria Cultura AINDA não: 44 títulos em Educação Financeira contra 1 título em Educação Previdenciária.

A interpretação que eu consigo dar para essa questão de poucos livros de Educação Previdenciária é que o tema ainda não chegou às Universidades. Mas há pesquisa acadêmica na área. Então, talvez uma ação bacana para se sonhar é sensibilizar os docentes a indicarem as produções de seus alunos para publicação.

Nós somos muitos, não somos fracos!

A gente já virou o jogo? Claro que não! Virar o jogo significa as PESSOAS pouparem de verdade! Então como se explicam os números do Google? É possível que a pesquisa considere na resposta a junção comum das duas expressões: Educação Financeira e Previdenciária. Afinal as atitudes são praticamente complementares: Educação Financeira ajuda a manter o saldo do banco no azul. Educação Previdenciária ajuda a construir um patrimônio para aposentadoria.

Mas isso não significa que - com mais algum trabalho - a gente não possa comemorar a virada de verdade. É bom lembrar que, em 2008, ninguém acreditava que Educação Previdenciária um dia seria realidade. 

Desde 2008, muita gente engajou nesta ideia que - por si só - é muito estimulante. E, em razão da explosão da longevidade, virou uma demanda global. Virou uma demanda por novas políticas públicas. Virou um desafio sobre como levar a Previdência Oficial e Complementar para a Classe C ascendente. E as redes sociais ajudaram a conectar o trabalho de quem acreditou na ideia que levou profissionais como eu a outros países, como Angola, que também está trabalhando por uma estrutura Previdenciária de valor.

Para motivar muitas ações e ainda mais e muitos números, é bom lembrar que no dia 13 de outubro acontece em São Paulo o 2º Encontro de Educação dos Fundos de Pensão (clique aqui), uma realização da Associação Brasileira dos Fundos de Pensão (ABRAPP). É com essa pegada que eu encerro esse post.

Curtiu? Então, compartilhe! Lembre-se: seu clique faz a rede crescer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário