quarta-feira, 1 de outubro de 2014

INFORMAÇÃO TEM MUITA. PRECISAMOS DE CONHECIMENTO E SABEDORIA!


Ouvi ontem: "informação a humanidade já tem! E quer conhecimento, mas tem sede de sabedoria". São palavras poderosas que eu parafraseei do médico psiquiatra e nutrólogo Frederico Porto para o painel Gestão de Conflitos - em busca de resultados sustentáveis, durante o 3º Encontro Regional de Seguridade da Região Sudoeste, realizado pela ABRAPP em São Paulo.

O aumento exponencial da informação é fato! Mas não significa que seja simples mudar os comportamentos a partir dessa base pelo simples fato de a razão e o comportamento operarem por estímulos emitidos por sistemas distintos em nosso cérebro. Ainda dependemos de uma evolução em nossa anatomia - capaz de integrar essas áreas diferentes do cérebro - para que seja possível submeter nossos impulsos à nossa razão.

Mas e aí? O que a gente faz, enquanto esse salto evolutivo não acontece? Espera? Não! Tem que treinar a mudança! É uma espécie de indução do cérebro, constrangimento do impulso. 

Segundo Frederico Porto, pequenos hábitos que "enganam" o cérebro podem operar milagres. Caminhe cinco minutos durante um mês. Você vai ter vergonha de dizer "não" para esse apelo, aí você se determina a treinar os cinco minutos até automatizar o hábito em sua rotina. Tenha foco na ação, ao invés do esforço para chegar ao resultado. Assim você vai modelando a sua arquitetura de escolhas.

POLÍTICAS E PROGRAMAS GLOBAIS DE EDUCAÇÃO PREVIDENCIÁRIA

É evidente que a palestra foi muito mais do que isso. Mas eu fiquei mesmo pensando em como se faz as conexões com os Programas de Educação Previdenciária na prática. Aí é que está a ambição de todo operador de Previdência Complementar. E não é sem motivo.

Hoje - Dia Internacional do Idoso - a Organização Internacional para o Trabalho (OIT) lançou uma série de dados bastante contundentes sobre a situação desse grupo no mundo inteiro (clique aqui). Tem muito a ser feito, mas mudar países como a China, Tailândia, Timor Leste e Tunísia - por meio de políticas públicas - estão trabalhando para isso e registrando resultados significativos.


COMPARTILHAR RENDE MAIS DO QUE JURO COMPOSTO


Frederico Porto também ensinou que COMPARTILHAR faz um milagre melhor do que juro composto. O cérebro retém 80% a mais de informação quando a gente a compartilha. Uebáááááááááááááááá!

Acho que a gente tem que começar a promover uns mutirões de Comunicação e Educação Previdenciária. Colocar o povo para compartilhar - via redes sociais, em fóruns presenciais, em peças de teatro, em todos os canais - essa coisa de planejar e materializar um futuro melhor para todos.


Josua Wong,17 anos, é um dos líderes das manifestações
pró-democracia que paralisaram Hong Kong
Também acho que - com o aumento da longevidade que é muito rápido - é preciso analisar criticamente propostas sobre o fim do fator previdenciário, que eu entendo como pura delinquência eleitoreira. Tem muita gente superando a barreira dos 70 e 80 mandando muito bem: Warren Buffett, Sílvio Santos, Fernanda Montenegro, os Rolling Stones, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Chico Buarque.

A Geração Y vai mudar mais fácil do que nós, representantes das demais gerações, fomos capazes de mudar. Essa é a história da humanidade, desde que todos éramos símios ou algo semelhante. As evoluções são resultados de adaptações permanentes, isso todo mundo sabe, não importa a idade.

Curtiu? Então compartilhe! Seu clique faz a rede crescer!

Nenhum comentário:

Postar um comentário