quinta-feira, 27 de novembro de 2014

A RESPONSABILIDADE É ALAVANCA PARA A OUSADIA

Desde ontem, a minha temperatura está mais baixa. O metabolismo fica mais lento quando a gente tem consciência da responsabilidade que está vindo na velocidade da luz, cada vez mais rápido, e se agigantando aos nossos olhos incrédulos.

Depois do e-mail que o Gustavo Cerbasi me mandou ontem, eu não consigo deixar de pensar na série de slides que ele apresentou em sua palestra durante o 35º Congresso Brasileiro dos Fundos de Pensão, promovido pela ABRAPP, no início deste mês. 

O primeiro slide que me dá vontade de fugir do planeta é esse aqui. Ele me faz lembrar de uma experiência antiga, no início deste século, quando eu terminei meu mestrado falando sobre os indicadores quantitativos na Comunicação. A USP de São Carlos me convidou para apresentar o conteúdo em uma Semana Cultural. Eu fui. Mas só quando cheguei lá, me dei conta de que estava em um reduto de Matemáticos Catedráticos. E só aí entendi o tamanho da minha loucura.



Ontem, eu achei que estivesse indo atrás de um autógrafo. E - quando o Gustavo Cerbasi abriu para mim um portal de interação - eu me dei conta do tipo de bagagem que essa interação pressupõe e isso põe minha adrenalina para ferver e gela o meu sangue.

Uma vez na Toca do Coelho, aproveite a aventura, Alice!

Ah! Mas eu vou aproveitar, mesmo! Foi isso que eu quis dizer no e-mail de resposta que enviei ontem à noite. E avisei: tão logo eu recupere meus pensamentos que, de susto, não sei onde foram parar. A verdade é que a responsabilidade sempre provoca uma tensão inicial. E ao mesmo tempo é a responsabilidade que faz com que a gente arrisque avançar, para facilitar o caminho que se deixa de legado.

Então, só para ir atrás dos meus pensamentos, vou começar usando dois outros slides da mesma apresentação. O que mais gosto nas propostas de Gustavo Cerbasi é uma coisa de "ninguém falou que era fácil, mas há saída". E o objetivo da autonomia financeira não é exatamente o acúmulo de dinheiro. Mas o exercício da liberdade em todas as fases da vida. Solteiro ou casado. Jovem ou nem tanto. Homem ou mulher. Tem diferença em cada uma dessas categorias? Tem! A diferença está no planejamento necessário que deve ser customizado de acordo com cada expectativa que se tem na vida. 



Há uma plasticidade nesse conceito. Uma flexibilidade própria do olhar do artista que encontra na rigidez da matéria, caminhos para novas expressões. Na prática e nos bastidores da inteligência financeira, entretanto, o que se conquista com um bom planejamento é a liberdade para ser o que se quer. Liberdade para expressar os próprios potenciais. Liberdade para realizar sonhos. Liberdade para ser feliz.  É para isso que o slide aponta. Não é o governo, não é a empresa, não são seus pais que vão fazer com que esse processo se desencadeie. É a gestão da sua capacidade de escolha! E aí entra mais um slide que eu gosto demais!


Bom, aqui tem uma série de autores que estudam essa história. E eu já escrevi sobre alguns deles antes. Por isso, hoje fico com Gustavo Cerbasi para dar unidade, foco e coerência ao meu pensamento. Escolhas! Escolhas inteligentes, sempre. Escolhas inteligentes estão longe de ser as mais fáceis. Escolhas inteligentes raramente são impulsivas. Exigem uma avaliação crítica. Uma aposta nas próprias capacidades.

Escolhas inteligentes, em geral, são impopulares. "A unanimidade é burra", como eternizou Nelson Rodrigues. Não sei se é burra. Mas é despreparada. E, com a falta de incentivo local à Educação, à emancipação, à cidadania, acho que também é um pouco imatura e inconsequente.

Mudar - portanto - é uma questão de escolha. Simples assim! E eu estou muito feliz porque eu me sinto protagonizando uma transição social importante, estratégica. Eu me sinto responsável por menor que seja a minha contribuição. Eu me sinto comprometida a exercer o poder de influência que me cabe, incentivando a expressão dessa proposta de escolhas mais qualificadas. E entendendo o quanto isso, em escala, é totalmente político e subversivo, porque questiona a política de incentivo ao consumo com que somos formatados.

Para encerrar, o trabalho que desencadeou tudo isso e que me transforma tanto: a TV ABRAPP! Quem quiser conferir todos os slides da apresentação de Gustavo Cerbasi para o 35º Congresso Brasileiro dos Fundos de Pensão clique aqui.


Curtiu? Então compartilhe. Seu clique faz a rede crescer!

Nenhum comentário:

Postar um comentário