sábado, 6 de dezembro de 2014

MUDANÇA: OLHE PARA ELA COM OS OLHOS QUE VOCÊ TEM

Foto conceitual: álbum Girafe
Pensei muito, antes de arriscar escrever esse post. Pedi ajuda para interpretar o fato. Talvez ela venha. Talvez não. Enquanto espero e tento administrar minha ansiedade, pesquisei um pouco para ver se consigo elementos que me façam extrapolar as fronteiras do que eu desconheço, da minha ignorância. Mas o texto de apoio que preciso está em uma Universidade em Portugal. Depende de autorização para que a leitura seja liberada.

Veja! Temos acesso tecnológico. Mas temos também protocolos que precisamos obedecer. Então, paro e concluo: o conhecimento é um processo que ajuda a desenvolver a determinação, a paciência, o foco.

Decidi, então, escrever com base na minha experiência, com base no que vi e li até agora. Na última semana, Angola festejou a implantação da BODIVA - Bolsa de Dívidas e Valores. Fiquei sabendo do fato em razão de um post do professor Ivan Sant´Ana Ernandes (PUC/MG) nas redes sociais.

O post gerou um comentário de Arlindo Pereira, um dos alunos do 1º Curso de Pós-Graduação em Previdência da Universidade Agostinho Neto, em parceria com a ATEST Consultoria Atuarial. O recado é o seguinte:

Foto conceitual: álbum Girafe
“De facto, chegou o dia tão esperado pelo povo Angolano. Contudo, parece-me que devia-se publicitar-se mais este importante acontecimento e esclarecer a sua importância para a economia nacional, através de debates e conferências. Não quero dizer que não se fez publicidade nenhum, apenas quis dizer, tratando-se de um acontecimento novo, tínhamos a obrigação de fazermos muitos mais, de formas a se esclarecer os vários estratos da nossa população”.

Com muita honra, fui tutora do módulo Comunicação e Educação Previdenciária naquele curso. Portanto, Arlindo Pereira foi meu aluno, que se destacou pelo desempenho em seu trabalho de conclusão de módulo. Por isso, o comentário ao post me sensibilizou sobremaneira.

Primeiro porque sei que essa percepção sobre o lançamento da BODIVA não é aleatória. Trata-se de um resultado de trabalho que todo o programa do curso de Pós-Graduação se propôs a fazer. E todos os alunos se transformaram, especialmente aqueles que ousaram, como Arlindo Pereira, se aventurar numa reflexão que mistura entendimento e comprometimento locais com diretrizes globais.

Foto conceitual: álbum Girafe
Esta reflexão eu pude ler e avaliar. E me comoveu saber - por meio das palavras muito verdadeiras e transformadoras de Arlindo Pereira - que toda iniciativa de mobilização e sensibilização têm que lidar com condições tecnológicas e estruturas de Comunicação e Educação bem diferentes das que existem no Brasil. Isso não significa que não haja caminhos. 

O rádio - mais do que a televisão  e a internet - é um meio eficiente. As ações presenciais também são muito poderosas, porque ajudam a superar questões estratégicas como é o caso, por exemplo, da assimetria informacional, que também enfrentamos aqui no Brasil.

Protagonismo dos agentes de transformação

Protagonismo é um dos temas que mais me inspira quando dou aula. Porque Comunicação e Educação têm essa exigência. Quem quer atribuir dimensão à mensagem, quem quer fazer com que a mensagem tenha sentido, significado e relevância, quem quer compartilhar e transformar, tem que protagonizar! Esse fato é imponderável.

Foto conceitual: álbum Girafe
Arlindo Pereira é um líder em sala de aula e nos círculos por onde transita. É inquestionável seu poder de influência quando está em grupo. Além disso, ele não está só. TODOS os alunos do 1º Curso de Pós-Graduação em Previdência que se formaram em 2014 foram devidamente sensibilizados e preparados para assumir esse protagonismo.

Ainda que Bolsa de Valores seja um tema complexo e pouco acessível para a maioria das PESSOAS do planeta, inclusive para mim, é óbvio que se trata de um movimento que mistura e busca desenvolvimento econômico e desenvolvimento social. É um movimento que mistura e busca mudança no presente e emancipação no futuro. É um movimento que - como toda mudança - desencadeia elogios e críticas. É um movimento local de conexão global.

Portanto, eu não tenho dúvidas! Tudo é uma questão de tempo e o primeiro passo é sempre aquele que exige mais determinação da razão e do coração. Exige persistência. E exige protagonismo, independentemente da escala que se tenha em mãos. Quando a mudança é legítima, ela traz em si o potencial para se realizar, independentemente das circunstâncias.

Curtiu? Então, compartilhe! Seu clique faz a rede crescer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário