sábado, 28 de fevereiro de 2015

VIDA LONGA E PROSPERIDADE. A PRIMEIRA, JÁ CONQUISTAMOS!

Dr. Spock - o personagem emblemático de Star Treck - conquistou a eternidade. Híbrido vulcano/humano, Spock tem como características as decisões elegantemente baseadas em razão, lógica, equilíbrio e - na medida do possível - diplomacia e ética.

Spock é - evidentemente - uma versão aperfeiçoada, mas ainda imperfeita, do nosso modelo de ser humano. Ele é mestiço, lembra? Então, ainda suscetível a alguns apelos, como nós somos. E é isso que nos conquista e nos cativa.

A saudação de Spock é também sua marca registrada: "Vida longa e prosperidade". Além das palavras, a primeira parte é realidade para a quase totalidade da humanidade desde o século 20. Há lugares no planeta que ainda precisam de condições estruturais, econômicas, sociais, culturais melhores para que a longevidade seja também compartilhada.

Prosperidade é outra história

Assim como na saudação de Spock, prosperidade deveria caminhar lado a lado com longevidade. Isso a humanidade ainda não conquistou de uma forma mais expressivas. Há exemplos pontuais dos finlandeses, suecos, holandeses - que conseguiram mudar comportamentos, desenvolver culturas e principalmente criar políticas de proteção à poupança previdenciária.

Essas conquistas, sem dúvida, foram fruto de visão de longo prazo das lideranças, líderes e liderados. Nada se constrói sem essa relação bem estabelecida e equilibrada.

Em todos os lugares, existem crises, é óbvio. A razão, a lógica, a diplomacia e a ética são elementos diferenciais entre a evolução e a regressão. Alguns povos se superam. Alguns povos regridem e destroem sem constrangimento o legado da história. Escolhem - por desespero, ignorância, excesso de emoção - recomeçar com base em condições rudimentares proto-históricas. Não reconhecem valor no passado, porque não atribuem valor ao futuro.


É evidente que essas situações extremas de desigualdades econômicas e sociais envolvem uma contrapartida desumana: a ganância. Não aprendemos a nos envolver, não aprendemos a nos solidarizar. Somos todos egoístas. Ainda acreditamos e cultuamos o imediatismo e a escassez (precisamos de tudo aqui e agora) ao invés de nos dedicarmos a desenvolver a prosperidade, a sustentabilidade, o equilíbrio, "o pão nosso de cada dia, todos os dias para sempre e para todos".

No Brasil, a 2ª Semana de Educação Financeira

Apesar acreditar nas mensagens positivas e otimistas sobre a evolução da Previdência Complementar para 2015 aqui no Brasil, confesso que as minhas dúvidas são muitas, dado o quadro de aumentos de tarifas públicas, inflação, paralisações, desequilíbrios ambientais, corrupção, corte de verbas públicas na Educação.

É difícil acreditar no futuro, quando o presente está muito caótico. A experiência passada do Brasil descamisado, desdentado, descalço, despossuído é fato ainda não superado. Poupança previdenciária quase vira ficção. 

É por isso que precisamos fortalecer os protagonistas que vão se aventurar no trabalho de disseminação da Educação Financeira e Previdenciária que acontece em todo o Brasil, de 9 a 15 de março. 2ª Semana Nacional de Educação Financeira (clique aqui)  já tem programados 209 eventos. 

Entre os expositores com ações presenciais abertas ou fechadas ao público: Mongeral, OABPREV-RJ, Weg Seguridade Social, Fundação Banrisul, CAPOF, PETROS, Brasilprev, CVM, BM&FBovespa, ANBIMA, INSS/Programa de Educação Previdenciária, Escola Financeira Rioprevidência, FUNPRESP (lançamento do Programa de Educação Financeira PREVER), PREVIC, OABPREV-MG, Academia Nacional de Seguros e Previdência.

Entre os expositores com ações a distância, aberta, cabe um destaque para o lançamento do game NIS - Necessário, Importante, Supérfluo que orienta o jogador sobre o comportamento analítico (razão, equilíbrio) diante dos apelos de marcas e que influenciam gastos desnecessários. Uma ferramenta de apoio à identificação de prioridades e decisão de compras inteligentes. Para saber mais, clique aqui e veja a programação de 15 de 
março, emblematicamente, o Dia do Consumidor!

Se vamos sobreviver evoluir como espécie, eu não sei. Mas, como incentivava Leonard Nimoy - o ator que deu vida ao personagem Dr. Spock - e outros líderes que me inspiram, o milagre da multiplicação é compartilhar. Vale compartilhar ideias, sonhos, atitudes, comportamentos, esperanças, ferramentas que - especialmente em tempos incertos - nos façam avançar na jornada que nos leva além de nós.

Curtiu? Então compartilhe. Seu clique faz a rede crescer!

Nenhum comentário:

Postar um comentário