sábado, 28 de março de 2015

"VOCÊ DEVE SER A PEDRA NO LAGO QUE CRIA ONDAS DE MUDANÇA"

Em algum de seus livros, o Dalai Lama explica que só consegue se desapegar aquele que tem. Para os desprovidos, o desapego é mais difícil. Quem não tem, deseja. Lembrei dessa orientação espiritual ao ler a notícia sobre a decisão de Tim Cook, CEO da Apple, que pretende doar em vida metade de sua fortuna acumulada.

O que mais me chama a atenção é o mentor da decisão: Warren Buffett um guru dos investimentos bem sucedidos no mercado financeiro. Também esta semana, Buffett e o empresários brasileiros Jorge Paulo Lemann, Beto Sucupira e Marcel Telles fecharam uma megafusão no segmento alimentício (clique aqui).

Warren Buffett tem 85 anos! E, para mim, ele é a representação de um posicionamento individual focado no enriquecimento, um estágio que está muito além de ter dinheiro. Enriquecer é uma meta muito mais radical, de longo prazo, com decisões estratégicas baseadas na segurança de um retorno consistente.

E seu método é - muitas vezes - alvo de críticas porque suas decisões de investimento - como todas as decisões de investimentos que se possa fazer - estão sujeitas às oscilações de mercado. Warren Buffet tem perdas, mas sua recuperação e capacidade de criar novas soluções para fazer o dinheiro multiplicar são espantosas.

A riqueza e o processo evolutivo
Representação da Deusa da Fortuna

Crenças distorcidas ou equivocadas sobre dinheiro são limitadores do enriquecimento. E interessam para alguns segmentos, especialmente a mídia, que é totalmente baseada em escassez. Aliás, economia desenvolve estudos sobre como administrar recursos escassos. A abundância não interessa e não existe nesse contexto.

Isso me faz pensar, de novo em Warren Buffett. Ele compartilha o mesmo contexto que todos nós. Porém, a prosperidade, o enriquecimento, a abundância para ele são fatos tão magníficos que ele mesmo incentiva e defende as bandeiras  do desapego, da doação, do compartilhamento.


Ele aceita e se responsabiliza pelos riscos. Mas parece não se abalar com perdas. Porque seu domínio sobre os processos de acumulação e multiplicação de riqueza são mais poderosos. Warren Buffett parece ser movido pela ideia de acessibilidade à qualidade de vida, por meio do trabalho permanente e do dinheiro. São valores que sustentam esse processo. E os valores se materializam em resultados.

Dinâmica de força

O enriquecimento, segundo a Educadora Financeira Rosana Freitas, é uma consequência de experiências individuais, cada um tem a sua. Por isso, que não dá para reproduzir a experiência de riqueza de Warren Buffett

Então ninguém mais pode ficar rico e compartilhar riqueza? Olha a crença, cara pálida! Dá para mudar comportamentos e crenças pessoais para criar caminhos próprios para se buscar a prosperidade, a qualidade de vida, o compartilhamento de sua fortuna existencial.


Curtiu? Então compartilhe. Seu clique faz a rede crescer!

Nenhum comentário:

Postar um comentário