sábado, 17 de outubro de 2015

PROFESSORES: OS VISIONÁRIOS QUE NOS AJUDAM A LER O PRESENTE E O FUTURO

As notícias do país e do mundo têm me feito mal. É só me expor demais a elas e me sinto impotente e desempoderada. Haja energia para ter otimismo frente a essa overdose de caos. Haja equilíbrio para se expor e se manter impermeável ao caos. Haja determinação para encontrar algum valor no caos.

Mas acho que é exatamente esse o exercício que o século 21 exige da sociedade. O professor Gil Giardelli (ESPM/USP), no livro Você é o que você compartilha - explica que a conexão trouxe uma espécie de euforia infantil. A rede aceita e a gente despeja todo tipo de informação nela. Desde ingênuos gatinhos, reuniões familiares, até extermínio de leões, elefantes, genocídios, corrupção, desvarios. A rede, por enquanto, espelha o circo dos horrores que a sociedade é. Desorganizada, caótica, cruel.

Com o tempo, a sociedade vai amadurecer e criar soluções mais avançadas para tratar dos desafios do cotidiano. A crise da credibilidade institucional será fato consumado. E as PESSOAS passarão a protagonizar as mudanças que elas desejam para si e para o mundo. Deste posicionamento compartilham Gil Giardelli e também o professor Clay Shirk.

Estou escrevendo sobre professores porque um dos dias desta semana - 15 de outubro - foi dedicado a eles. Eu estava envolvida com um job naquele dia. Daí, só parei agora para reunir algumas das influências que me ajudam a tratar do efeito criptonita do caos do mundo.

"O futuro vem do futuro"

Professores inspiram. Professores protagonizam. Professores se arriscam a buscar - no futuro - o que o presente ainda não materializou. É por isso que, neste post, cabem incontáveis referências. Octávio Ianni, Rubem Alves, Milton Santos, Albert Einstein. Mais do que professores, humanistas com olhos postos além do caos.

Eu não fui aluna de todos eles. Mas sou seguidora dos pensamentos que estão compartilhados em livros, na rede. Também não fui aluna de Silvio Meira (FGV/RJ) nem Eduardo Giannetti (USP). Mas li os livros e, pela TV ABRAPP, tive a oportunidade relâmpago e a honra de trabalhar presencialmente com eles este ano de 2015. 

Sílvio Meira dá uma aula sobre o potencial exponencial de transformação do mundo, via tecnologia. Mais do que informação, a conexão de COMPORTAMENTOS reconfiguram o espaço, o universo ao redor. É co-criação entre PESSOAS e INSTITUIÇÕES em rede que precisa ser interpretada e analisada como oportunidade de interação competente. O aproveitamento das oportunidades vai determinar o amadurecimento e a evolução da sociedade.  



O presente determina o futuro

Eduardo Giannetti da Fonseca - muito focado nos movimentos socieconômicos e nas tecnologias financeiras - explica o poder transformador da poupança interna. Além de poupar, o Brasil precisa ser mais competente, mais produtivo. Mais uma vez, a solução para esse cenário caótico depende da co-criação, do comportamento das PESSOAS.

Percebe a convergência? Um fala de tecnologia, outro fala de economia. Mas a síntese é a consciência das PESSOAS? Percebe a chave do tamanho? Percebe a resposta? Pode parecer óbvia, evidente. Mas é preciso afastar todo o caos para entender que o poder de fazer melhor, a saída, a luz que procuramos não está em políticas, máquinas, salvadores e heróis. 


Eu me ilumino e compartilho desta luz

Trabalhar com o futuro é uma aventura fascinante e assustadora: depende sempre de saltos quase sempre calculados e invariavelmente no desconhecido. Trabalhar com Previdência é evitar riscos, de preferência todos eles. Percebe o paradoxo deste exercício?

Por isso precisamos dos professores, dos visionários, dos protagonistas, dos inspiradores. Quem trabalha com Previdência tem por responsabilidade uma coletividade inteira de PESSOAS que faz o futuro ser diferente. Tem por propósito transformar comportamentos. Compartilhar consciência. Construir o que não há. Por isso, acho tão fantástico esse aprendizado. Acho tão visceral o compromisso de compartilhar essas vozes, essas reflexões: um tesouro de valor que vai além de todo o patrimônio que sonhamos formar e da proteção que queremos construir.

Curtiu? Então compartilhe. Seu clique faz a rede crescer

Nenhum comentário:

Postar um comentário