sábado, 3 de outubro de 2015

TEM LUGAR PARA MUITO HERÓI NESTA HISTÓRIA



Eu sempre me inspiro em leituras para construir os pensamentos que eu quero registrar aqui no Conversação. Hoje vou usar frases de filmes. Também gosto muito deles, principalmente quando meus pais estão comigo dividindo a fruição nas tardes de domingo.

 “Não é quem eu sou por dentro, e sim 
o que faço que me define” 
Batman Begins.

Estou, mais uma vez, a caminho do Congresso Brasileiro dos Fundos de Pensão. A equipe da TV ABRAPP e eu temos muito trabalho para fazer por lá. Estamos juntos há algum tempo. Eu e a Rosana Rocha, desde 2011, quando atuamos em Florianópolis. Depois, foram chegando o Alexandre D'Andrea, o Jeandernei Moraes (o Beto), a Daniela Gouveia e o Pedro Carvalho. Nós ficamos na linha de frente da produção. Faltam os nomes dos editores, mas eu - por enquanto - não sei. Também tem quem trabalha nos bastidores: Devanir Silva e Ana Paula Peralta.

O que fazemos nos define. Acho que é bem por aí! A gente lapida o planejamento esse trabalho durante meses. E quer mostrar o melhor sempre. A colaboração é o DNA da TV ABRAPP. Os 1.070 depoimentos e entrevistas que estão no ar. As 115 mil visualizações. A divulgação via Facebook, Diário dos Fundos de Pensão, Diário do Congresso e Revista Fundos de Pensão. Alguns portais das EFPC também compartilham a nossa produção, mas eu não saberia nomear aqui quais são eles. E a documentação de tudo no Centro de Documentação e Informação Oswaldo Herbster de Gusmão.

Para o 36º CBFP, temos uma pauta imensa planejada e aprovada. Agora falta produzir e publicar... Pois é! Precisa de logística, fôlego, perseverança e muita técnica para fazer isso acontecer.  E tudo o que acontece in loco no Congresso é concreto, técnico, denso, material; basicamente está sob domínio.

"O que fazemos na vida, ecoa na eternidade".
Gladiador

Depois da publicação de cada conteúdo, entretanto, começa a mágica, o movimento que não depende de nós: visualizações, curtidas, compartilhamentos de quem está perto, de quem está longe, acompanhando os movimentos que registramos. Esse é o poder da rede! E eu fico completamente pilhada com essa energia. Tenho certeza do que está em questão em cada um desses movimentos da estrutura cinética, sabe?

Este ano, também conseguimos ampliar a campanha colaborativa de divulgação do Congresso. Como? Por e-mail, pedimos que os interessados gravassem suas mensagens em audiovisual. E enviassem para edição final. Resultado? Temos 22 vídeos com mensagens de vários lugares do Brasil (clique aqui).  Quem sabe, para 2016, a gente tenha mensagens de vários lugares do mundo?

“Que a força esteja com você”
Star Wars
Força compartilhada é que traz resultados mais poderosos e de longo prazo. Com alguma reserva consciente de mercado, acho que professores e comunicadores sabem bem disso. Nem todo jogador de futebol, médico, ator, gestor sabe disso. Alguns cantores sabem... Bom, o que importa agora é quem sabe!
As redes sociais têm um poder imenso. Isso é fato! Quanto mais empoderada, participativa, alinhada, ativada estiver a rede, mais sustentação e proteção terão aqueles que estiverem no front em Brasília nos próximos dias lutando por mais futuro de qualidade para mais e mais trabalhadores brasileiros! É um lance interdependente, sabe? Vai além da torcida, sabe? Vai além da fronteira, sabe? Porque Previdência é um desafio global que pede soluções de todos os lugares. Daí os intercâmbios que existem no Congresso: palestrantes e visitantes de outros países. Daí os diferentes segmentos representados: autoridades, especialistas, patrocinadores.
Eu não passarei este fim de semana com a minha família biológica. Mas, junto da minha família universal, estarei travando o bom combate, torcendo para que muitos estejam comigo, em pensamento e atitude. Em protagonismo.

Curtiu? Então compartilhe. Seu clique faz a rede crescer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário