terça-feira, 3 de maio de 2016

AS MUITAS EXPRESSÕES DO RAI


Quem me conhece sabe o quanto eu gosto de Relatórios Anuais de Informações (RAI). Em uma só peça, as principais decisões estratégicas, os resultados de gestão, o cenário macroeconômico, os riscos sistêmicos, os riscos contingenciais. É muita informação que segue além: as adesões aos planos, as captações de contribuições, os empréstimos concedidos, os benefícios pagos, os perfis demográficos e as escolhas de investimentos.


Como tão bem pontua o mote do arrojado Relatório Anual CBS: Entregamos Valores! Escolhi três exemplos porque tive acesso a eles por ação de e-mail marketing e por post nas redes sociais. Para o RAI da EMBRAER PREV, pelo quarto ano consecutivo, eu tive a satisfação de contribuir com parte do conteúdo.

Os três - OABPrev-MG, CBS Previdência e EMBRAER PREVestão divulgados em versão digital, cumprindo com as orientações legais, mas principalmente, materializando o valor da Transparência, porque esses Relatórios apresentam balanços contábeis, avaliações atuariais, avaliações de auditorias, controles internos, governança. Cada uma dessas informações se refere a projetos de longo prazo. A CBS Previdência tem 55 anos de história. A OABPrev-MG e a EMBRAER PREV estão consolidando passos arrojados rumo ao futuro.

Recursos de expressão

Pelas perspectivas da Comunicação e da Educação Previdenciária, acho fascinante as escolhas de recursos que traduzem a abordagem técnica em atributos tangíveis e intangíveis da gestão. E aqui não se trata de comparar, mas do exercício de aproximação e conhecimento do outro para adquirir aprendizado.


Cada um tem voz e recursos individuais e personalizados de expressão. Ainda que tenham mensagens semelhantes, cada um dos Relatórios tem uma solução de Comunicação singularmente criativa e persuasiva. Cada um deixa a própria pegada na imaginação do interlocutor.

E todos - inclusive os que eu deixei de referenciar aqui - falam da excelência do Sistema de Previdência Complementar Fechado que precisa crescer para democratizar a proteção e a cultura previdenciária no Brasil.

Talvez um dia, a Superintendência Nacional de Previdência Complementar (PREVIC) faça uma galeria online de todos os RAI anualmente produzidos e encaminhados para prestar contas sobre a gestão institucional, sobre como cada Entidade coloca em prática cada determinação oficial e vai além, em seus programas de relacionamento, engajamento e fidelização do Participante e de Patrocinadoras. Vai além em seus Programas de Educação Previdenciária que extrapola e chega às famílias de Participantes e Assistidos. Nada mais do que um gesto de reciprocidade! Afinal a PREVIC é o principal destinatário e catalisador de todas essas mensagens. 


Mas - como todo bom texto - um RAI tem alcance próprio. Prova disso sou eu mesma, que leio aquele que me vem às mãos. Tenho o maior respeito pelo repertório que cada um deles carrega. É muito trabalho reunido!

Sempre ouvi que os planos de previdência complementar deveriam ser "consumidos" dentro da categoria objeto do desejo. Para mim, o RAI é a peça de Comunicação que melhor permite a "venda" desse conceito, por ser portador de uma história construída ano a ano. Por apresentar projetos de sonhos e sonhos realizados. Por mostrar valores previdenciários transmitidos de geração a geração. Por mostrar profissionais liberais construindo seu próprio futuro.
O RAI, portanto, é uma coleção de fatos que dá testemunho próprio sobre a trajetória da Previdência Complementar no Brasil.

Ainda que exija um fôlego maior de leitura - como muitos críticos insistem em apontar - os RAI têm evoluído e mostrado cada vez mais a relação entre decisões, números, resultados e sustentabilidade da vida. São referência e legado de passado, presente e futuro para crédulos e céticos, para quem tiver olhos de ver!

Curtiu? Então compartilhe! Seu clique faz a rede crescer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário