segunda-feira, 9 de maio de 2016

MUDAR O MUNDO: SÓ PARA OS FORTES!

Minha maneira louca de mudar o mudar o mundo é escrevendo. Escrevendo post, roteiros de perguntas, relatórios, descritivos, comentários. Eu vivo escrevendo, desenvolvendo, criando conteúdos. 

Também faço coleção de conteúdos para inspirar meu processo interno de produção. E eu curti muito essa peça de Comunicação que a Social Good Brasil criou para promover um evento institucional. Bem bacana.

Também achei há poucos dias uma dica sobre o poder dos apelos emocionais das mensagens institucionais. Essa dica apontava para a Comunicação Institucional.

E aí, Cara Pálida, tenho certeza que você vai me dizer que isso é teoria e, na prática, nenhuma novidade. Eu também pensei isso quando li a dica. Mas as duas coisas - dica e marca - por algum motivo ficaram na minha cabeça. Talvez eu tenha mesmo gostado da imagem usada no compartilhamento. Gostei tanto, que fui buscar agora e estou escrevendo sobre isso.

Comigo acontece muito isso. Minhas sinapses não são imediatas. Mas vão acontecendo em sequência sem um tempo muito definido. Mas, vamos lá! A tal imagem ficou na minha memória afetiva. De certo eu senti - mas estou pensando só agora - a generosidade de quem estava lendo. Trata-se de Adriana Almeida - consultora em Neuromarketing - que eu não conheço mas sigo pelas redes sociais. É evidente agora que uma das maneiras loucas dela mudar o mundo é por meio de dicas teóricas.



Viu lá, na última linha do destaque a L'ORÉAL? Não fosse isso, no último dia 4 de maio, em que o mundo parou para comemorar Star Wars, eu tivesse passado batido pela próxima imagem. Porque eu gosto mas não sou aficcionada pelo filme e seus personagens. Aliás, o primeiro episódio foi lançando quando eu ainda era criança. Foi atravessando o tempo e conquistando gerações. Os fãs - além dos personagens - são capturados pelo poder da mensagem sobre força, ética, honra: valores eternos que eternizaram o filme.



Por que é que eu estou escrevendo sobre isso? As marcas estão empenhadas em criar apelos emocionais que realmente façam sentido para as novas gerações. Alguma dúvida sobre quem a L'ORÉAL quis atingir com essa imagem e marca? Não tem texto. Alguma dúvida sobre o que a L'ORÉAL está comemorando? Os atributos técnicos de seus produtos? Os efeitos que os produtos provocam?

Outras marcas também trabalharam com o mesmo apelo de Star Wars para muito criativamente sensibilizarem e engajarem seus públicos. E não foram apenas marcas consagradas e internacionais como Volkswagen e Snikers (clique aqui).

Se você tem dúvida sobre a idade e repertório de quem está produzindo essas mensagens, eu não. E, como veterana, sei também que as empresas serão pressionadas a "apertar a tecla SAP" para ganhar corações e mentes da sociedade do século 21.

Sem dúvida, senso de oportunidade, humor, entretenimento estão na base dessa fórmula. As novas gerações têm essa demanda. E vão utilizar esses tipos de associações positivas para consumir os produtos e serviços disponíveis no mercado. 


Que a força e a capacidade de criar mensagens afetivas e memoráveis estejam com todos os Comunicadores do século 21 e no século 21. Porque eu sou do século 20, mas estou também nessa nave que ruma para o futuro!



Curtiu? Então compartilhe. Seu clique faz a rede crescer!

Nenhum comentário:

Postar um comentário