terça-feira, 18 de outubro de 2016

"5 MILHÕES DE PESSOAS A MAIS, AO ALCANCE DE NOSSAS MÃOS!"




"Sem fazer grandes mudanças, nós temos ao alcance de nossas mãos, cinco milhões de participantes que poderiam entrar no Sistema no curto prazo". 
Antônio Fernando Gazzoni (Mercer GAMA).

Os resultados da edição 2016 da Pesquisa Raio X da Previdência Complementar revelam que há oportunidades para fazer com que a proteção previdenciária chegue a mais brasileiros. O que há de novo na foto? O tamanho demanda por Comunicação e Educação Previdenciária... Há demanda também para simplificação da adesão, desburocratização, tributação. 



Penso que - para fazer a diferença e um trabalho efetivo de mobilização social - o Sistema Fechado de Previdência Complementar precisa combinar estratégias de Comunicação e Educação Previdenciária para atingir esse público com ferramentas como geolocalização, redes sociais e marketing de busca (SEO, SEM, palavras-chave). 

Os conteúdos, mensagens, apelos devem chegar a esses 5 milhões de potenciais participantes por todos os meios, principalmente smartphones! No Brasil, esse é um meio de grande inserção e uso entre pessoas de todas as gerações. E por uma linguagem muito informal, se o jovem for o público de interesse dessa mensagem. A Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (ABECS) está com uma campanha muito bem sucedida no Youtube. Trata-se de uma sequência de 14 aulas com o propósito de ensinar à população o bom uso do cartão de crédito. De imediato, o que é possível constatar é o alcance da campanha: quase 58 milhões de visualizações. 


O que não dá para saber por esses dados é se a mensagem - além de consumo - se traduz em prática! De qualquer forma, o "call to action" para o compartilhamento do link do vídeo, definitivamente é um sucesso!

Atitude: palavra mágica!

É claro que podemos criar mensagens recheadas com conceitos, estatísticas, uma imagem institucional diferenciada para tratar do tema proteção previdenciária. Mas, como a própria edição 2016 da Pesquisa Raio X da Previdência Complementar adverte:

"Esses cinco milhões de pessoas 
precisam ser instadas, tocadas de uma forma diferente, com mídias diferentes, com uma comunicação diferente, com algum produto inovador". 
Antônio Fernando Gazzoni (Mercer GAMA).

O livro Atitude Empreendedora, de Mara Sampaio, tem 275 páginas destinadas a explicar o poder desencadeador da Atitude, não como palavra e conceito, mas como gesto assertivo, escolha direcionada.

É por isso que, como profissional de comunicação, considero que - junto da estratégia de Comunicação e Educação montada para fazer chegar e sustentar as mensagens a esse contingente de 5 milhões de pessoas é fundamental uma ferramenta que materialize o estímulo em atitude. Estou falando de algum aplicativo que converta a decisão de adesão em contribuição regular e extraordinária à Previdência Complementar, a exemplo do que as fintechs têm realizado com sucesso!

Se uma campanha de Comunicação e Educação como a da ABECS chega a quase 60 milhões de pessoas, com um "call to action"  em formato de app para smartphone, é razoável pensar em uma taxa de conversão de 5% (como as de e-mail marketing) para chegar a um retorno de 2,5 milhões de novas adesões, certo?

"Uma boa oportunidade 
é aquela que indica um diferencial criativo 
nos produtos e serviços existentes". Mara Sampaio


Parafraseando os memes das redes sociais:

O que nós queremos? Cinco milhões a mais!
Quando queremos? Já! 
O que vamos fazer para que elas sejam nossas? Comunicar e Educar pra sempre!

Fazer a campanha, disponibilizar o aplicativo são os primeiros passos. É preciso pensar em uma estratégia de sustentação e reiteração permanente das mensagens, conceitos, apelos, e incentivo à atitude previdenciária. Aí, penso que as melhores práticas da Entidades Fechadas de Previdência Complementar podem ser uma fonte de inspiração e de caminhos testados com êxito. A fidelização é um desafio permanente para quem está em negócios de longo prazo, como nós!

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