sábado, 15 de outubro de 2016

700º POST: EXPERIÊNCIA SINGULAR DA PLURALIDADE


Comunicação e a Educação têm, criam, fazem e encontram muitos caminhos. Essa é uma lição que eu aprendi escrevendo o blogue Conversação! 700 posts: é uma grata surpresa descobrir todas essas prosas em mim e no outro - autores e referências de pensamentos e mensagens que eu compartilho e utilizo para sustentar minhas reflexões e leitores que me acompanham.

Houve um tempo que o silêncio me incomodava. O Conversação, curiosamente, tem poucas interações. Mas tem boa leitura. Os números, as estatísticas me contam isso. As localidades mapeadas apontam que os leitores estão em muitos lugares. 

Eu - às vezes - tenho curiosidade de saber como são esses olhos que estão do outro lado do monitor do computador. Eu - às vezes - tenho curiosidade de saber como são os pensamentos dos que prestigiam os posts com suas leituras. Eu - invariavelmente - respeito quem está do outro lado. A companhia mapeada pela estatística e o silêncio me bastam. E me desafiam! Eu sempre fico pensando: será que eu consigo escrever outro post? Eu tenho um tema novo novo? Retomo um tema por outra perspectiva? Eu tenho um novo sentido para compartilhar aqui?

Conversação em essência é relacional. Na prática é muito exercício de imaginação dessa relação virtualmente estabelecida: uma das possibilidades de ser e estar no século 21. Conversação: se eu estivesse em um espaço acadêmico, o blogue poderia ser uma espécie de laboratório de narrativas técnicas. Como estou no espaço virtual, livre de amarras metodológicas, posso exercitar o livre pensar, compartilhar sempre movida por um sonho: minhas palavras vão tocar o outro? Porque eu sou muito permeável a palavras e pensamentos.

Por isso, vou usar um texto do economista Eduardo Giannetti, que lindamente redimensiona as possibilidades dessa dinâmica:

"O advento da agricultura e da criação pastoril em larga escala, há cerca de 12 mil anos, implicou não só uma vasta readaptação de valores, crenças instituições e formas de vida aos seus métodos e exigências: ele implicou a domesticação do animal humano em grau equiparável ao de qualquer planta ou animal. Com o modo de vida agropastoril, a formação de grandes núcleos urbanos, o avanço da divisão do trabalho e a generalização das trocas mediadas pelo dinheiro, o homem deixou de viver, por assim dizer, from hand to mouth. A partir desse marco, toda atividade produtiva passa a tornar-se, de forma crescente, o circuito dos meios, ou seja um território regido pela suspensão do impulso de agir tendo em vista a imediata satisfação dos desejos. Abre-se assim uma fenda - que com os séculos se converteu num vasto, intrincado e por vezes ameaçador sistema de trocas comerciais e financeiras de âmbito planetário -, separando, de um lado, aquilo que se faz no dia a dia para ganhar os meios de vida e, de outro, aquilo que diretamente se almeja: desfrutá-la e bem vivê-la. O divórcio entre os meios e fins na vida prática levou à crescente abstração do concreto vivido e à necessidade - por repressão ou introjeção - da renúncia instintual; ao refreamento da primazia do aqui e agora e ao lugar de relevo que passado e futuro - realidades virtuais - adquirem em nossa vida mental".  (Trópicos Utópicos, p.105,106)
Futuro e transformação

Futuro e transformação estão essencialmente no campo das possibilidades. Como conceito, portanto, dependem de crença, de esperança, de fé que só se torna fato quando se materializa. Em 2012, eu não tinha muita ideia do que ia acontecer quando comecei a escrever o Conversação. Naquela época, assim como agora, eu estava e estou aberta às oportunidades. 
Na minha imaginação, quero crer que estas palavras reescrevam o óbvio ou o transponham para tocar corações e mentes. Cada uma delas é escolhida com esse propósito. Cada recurso (imagem, vídeo, outros autores) de cada mensagem são garimpados com essa ambição.
Caríssimo Leitor, a gente se transforma juntos neste processo relacional de Comunicação e Educação. Esta é a principal viagem que estamos fazendo juntos, numa alternância permanente da condução deste veículo pelos universos da palavra e do pensamento. Que juntos nós possamos ir cada vez mais longe por esses tantos caminhos que se revelam a cada novo passo. Obrigada, Caríssimo Leitor, muito obrigada!

Nenhum comentário:

Postar um comentário