quinta-feira, 13 de outubro de 2016

COMO TRANSFORMAR A DELINQUÊNCIA QUE TODOS PRATICAM?

Desde que comecei a escrever o Conversação, em 2012, este é o oitavo post  sobre o tema formadores de opinião X detratores. Os nomes podem mudar com o tempo. Por isso, os formadores de opinião, embaixadores da marca agora são influenciadores. Detratores são haters.
O nome não importa muito. O que me fez parar para refletir é a repetição dos estereótipos. A Economia é cíclica. Até agora, não havia notado que a Comunicação e a Educação também são. Não importa muito a dimensão da ação. Influenciadores e haters estão por aí, em todos os lugares, tomando café com a gente... Nós mesmos encenamos estes papéis nas mais diferentes oportunidades.
Monumento às Bandeiras, em São Paulo. Vandalizado em setembro de 2016. 
A vulnerabilidade está na resposta à pergunta: que qualidade de interação que você quer levar para a sua vida e para a vida das PESSOAS com as quais você se relaciona? Porque a interação sempre vai acontecer e te levar para um lado ou para outro... Em geral, aquele com o qual você mais se identifica.

Não acredito que alguém consiga ser imune ao impacto. Comunicação e Educação são relacionais. Isso significa que uma ação para o bem o para o mal têm muito potencial para direta ou indiretamente alterar a realidade.

Imprensa vende notícia

Quem trabalha com Previdência Complementar Fechada - pela perspectiva da Comunicação - está vivendo um ano bastante complexo. Por um lado, a cobertura a toda ingerência política especialmente nos fundos estatais. Por outro, com a Reforma da Previdência anunciada, tem também bastante conteúdo novo, didático e informativo sobre as decisões que o cidadão deverá incluir em seu projeto de vida, com destaque para os planos de longo prazo, aqueles que farão com que a longevidade seja uma experiência mais confortável.

Influenciadores como Mara Luquet, Samy Dana, Conrado Navarro e André Massaro estão sempre ensinando mais e mais planejamento financeiro pela televisão, pelo rádio, pelas redes sociais. É só ter olhos para ver! (clique aqui, aqui, aqui). Evidências de mudança! Mas não é fácil ser um influenciador com essa categoria! É preciso entender, comparar, interpretar, simplificar a linguagem e ressignificar dinamicamente a pauta, o conteúdo. Precisa ter argumento. Precisa ter interesse e perspectivas diferentes. Precisa ser responsável.

E você sabe a máxima: notícia ruim vende mais! Então, além de tudo isso que eu já pontuei, incluo na lista: precisa ter perseverança. Há poucos dias, vi um debate no programa Café Filosófico com os professores Leandro Karnal, Mário Sérgio Cortella e Luiz Felipe Pondé, que tratava de democracia. E aprendi que democracia é uma experiência viva. Que se transforma conforme acontece. A Comunicação e a Educação também! Vivas, dinâmicas, cíclicas, relacionais!

Já descobriu seu lado?

Todo mundo é um pouco detrator. E como reparar esse comportamento delinquente? Sendo muitas vezes mais influenciador para compensar cada deslize. É o mínimo que se pode fazer, considerando o quanto o país precisa de informação qualificada, boas referências, boas atitudes, gente disposta a construir, transformar, fazer dar certo.

Ser influenciador, ser protagonista é um decisão de todos os dias. Não importa a dimensão que a mensagem vai tomar. Pode ser pequena, média, grande, enorme. Pode viajar para o outro lado do planeta. Pode não sensibilizar ninguém... Mas é uma prática que, no mínimo, transforma o influenciador. Torna o influenciador mais consciente de seu potencial. 

Se você precisa de mais uma inspiração para se convencer, sugiro esta reportagem (clique aqui). Não farei spoiler. Deixo apenas como encerramento para este post e motivação para todos os outros que ainda farei!


Nenhum comentário:

Postar um comentário