sexta-feira, 31 de março de 2017

A PARTIDA É O SUCESSO


Ontem, participei da primeira reunião de planejamento do 38° Congresso Brasileiro dos Fundos de Pensão - CBFP. É o sétimo ano consecutivo de um trabalho minuciosamente estruturado. Meu mapa pessoal do CBFP inclui Recife, São Paulo, Florianópolis e Brasília. Este ano, o evento será aqui na megalópole paulistana.

Essas lembranças me fizeram pensar no que já vi e li sobre o navegador brasileiro Amir Klink. Sucesso não existe. O que existe é responsabilidade para atuar em um time técnico de elite e interdependente, maturidade e capacidade para superar imprevistos, trabalho duro, planejamento, planejamento, planejamento. E muito cuidado com cada detalhe. 

Coincidência ou não, Amir Klink foi economista e atuou no mercado financeiro no século passado, quando a economia no Brasil era caracterizada pela turbulência das grandes inflações. Ele não segurou a onda financeira. Preferiu o oceano.

A gente segue por aqui mesmo. A inflação é outra. Aprendemos a mantê-la sob constante vigilância. Mas voltamos a enfrentar aumento de taxa de desemprego, estamos em processo de terceirização e pejotização do mercado de trabalho e agora a longevidade também passou a compartilhar esse cenário. Estamos aprendendo a domar a corrupção.

Futurologia

Ninguém sabe ao certo o que vem por aí. O Chile não sabe. Lá modelo de previdência capitalizada está em crise. As administradoras de fundos de pensão operam desde 1981 para 10 milhões de trabalhadores. Mas os benefícios é menor que US$ 400/mês. Os chilenos estão reivindicando um sistema público de Previdência (Fonte: Lendo a Mídia Internacional). A Alemanha não sabe. Lá há um conflito de interesses entre sindicatos, patrocinadores, fundos de pensão, pequenas e médias empresas (Fonte: Lendo a Mídia Internacional).

O Brasil também está buscando um modelo que melhor atenda às características demográficas, políticas, econômicas de nosso país. Porque Previdência permite muita coisa, menos leviandade. Tudo é muito complexo. Cada decisão determinará uma entrega diferente. Não há "o melhor". Há o possível.

"Diria que nossa especialidade hoje é encontrar um equilíbrio entre inovação, tecnologia e viabilidade econômica". Amir Klink

O futuro - até onde podemos ver - vai depender do resultado das Reformas Trabalhista e Previdenciária e da agilidade para incorporar a diversidade dos trabalhadores à Previdência Complementar, por meio de inovação em Tecnologia da Informação e Comunicação.

Para mim, esse momento é conceitualmente muito inspirador, motivador, cheio de entusiasmo. Tem muito mar no meu horizonte. E, como diz o poeta, viver é impreciso. Navegar é preciso! Bora lá?




Estou indo! Essa é minha partida. Esse é o meu momento de sucesso. O porvir é trabalho, trabalho, trabalho. Mas, e daí? Se esse trabalho que me trouxe até aqui conquistar novas partidas, valorizará a aventura da minha vida. Então, o desenho do plano para mais essa jornada já começou. E que ele me leve para novos portos. 


"Não existem planos perfeitos, nem viagem perfeita. Mas há um momento em que você precisa partir. [...] Os planos reduzem os riscos, mas não podem assegurar que tudo vai dar certo na viagem". Amir Klink

Nenhum comentário:

Postar um comentário