Li essas três notas separadamente. Mas aí, fiquei com imagens, números e depoimentos dançando pelas ideias. É assim mesmo! O sentido, para ser explícito, tem um ritual próprio. Não acontece por imposição da vontade. Pelo menos, no meu caso, o processo tem etapas involuntárias. De repente, mágica! Mudou a música e o que estava separado ficou junto. Então, resolvi escrever do meu jeito o que eu vi nas redes sociais.
Conquista: a mudança histórica do fator previdenciário, que vai representar um ganho médio de 0,31% nas aposentadorias. Cara pálida, você pode achar pouco o percentual mas é uma reposição! E a primeira correção, desde 1999, quando o fator previdenciário entrou em vigor. Em 2011, as aposentadorias tiveram uma redução média de 0,42%.
No Brasil, estamos vivendo um momento de juros baixos. Mas, é bom lembrar que em países com economia desenvolvida, os juros são negativos. Então, esta é a hora de mudar a percepção dos fatos, o comportamento e passar a considerar todos os percentuais que alavancarem para cima o valor dos benefícios previdenciários.
Ah! E se você gosta de saber todos os detalhes dos cálculos, dê uma olhadinha na aula do professor Newton Conde - tutor do Programa de Educação ABRAPP - publicada pelo jornal Folha de S. Paulo e compartilhada na página da Gama Consultores Associados (clique aqui). Tem exemplo de cálculo, tudo explicadinho, bem didático. A fan page da FIPECAFI também publicou o assunto (clique aqui).
Concurso: o SEBRAE Previdência colocou no ar ontem a divulgação da terceira edição do Concurso Cultural Vida de Aposentado, via sua fan page (clique aqui). Com participantes espalhados em todo o Brasil, a entidade precisa usar essa estratégia de promover e antecipar as ações de comunicação, relacionamento e mobilização de PESSOAS, para que a comemoração do Dia do Aposentado, em janeiro de 2013, tenha toda a visibilidade e prestígio que merece.
Acordo técnico: a Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (ABRAPP) e a Superintendência Nacional de Previdência Complementar (PREVIC) firmaram um convênio técnico em outubro para aprimoramento de indicadores de gestão. Tem um depoimento registrado pela TV ABRAPP sobre esse tema.
Nenhum comentário:
Postar um comentário