quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

DUAS MARCAS DE VALOR EM UMA HISTÓRIA DE PROFISSÃO

50 anos de vida são curiosos. E, ainda que eu assumidamente não seja boa de números, resolvi fazer uns cálculos. Comecei a trabalhar muito cedo e - em várias situações - atuei em atividades paralelas. Descrever tudo seria muito cansativo. Então, só para simplificar aqui, houve uma época em que - durante quatro anos - eu fui simultaneamente jornalista e docente. 

Fosse organizar essas experiências profissionais em uma linha contínua e progressiva de tempo, provavelmente eu já trabalhei os meus 50 anos de vida. 2016 tem duas marcas relativamente recentes na minha carreira. E eu quero, desde já, deixar já apontadas aqui neste post, porque as duas farão aniversário durante o 37º Congresso Brasileiro dos Fundos de Pensão, evento que a Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (ABRAPP) realizará no segundo semestre.

10 anos de Prêmio Rio Nogueira

Insisti muito até conseguir permissão para participar do Concurso. Depois, como o prazo já estava expirando, eu trabalhei muito - na ponte e no feriado de 7 de setembro - para apresentar o conteúdo completo, coeso, formatado de acordo com as regras todas do edital. 
O dia da divulgação do resultado, passei com o coração aos pulos. Eu estava em uma reunião técnica, quando recebi uma ligação interna. A ABRAPP tinha avisado que o meu trabalho estava entre os premiados. Naquela noite, eu não dormi. O texto está online (clique aqui). O troféu ficou comigo. A cerimônia de entrega foi em Curitiba, durante o 27º Congresso Brasileiro dos Fundos de Pensão.

Em 10 anos, eu presenciei a maior revolução na Comunicação, desde Gutemberg. Na transição do século 20 para o século 21, a humanidade substituiu a Era do Papel pela Era da Comunicação Digital em Rede. E - mesmo sendo uma apaixonada por papel - eu tive que me transformar em uma entusiasta das novas Tecnologias da Comunicação e da Informação e migrar. Migrar para o ambiente virtual, sem fronteira, mais imediato, mediado por imagens. E aí, cara pálida, já sabe do que eu vou escrever agora, né?

5 anos de TV ABRAPP

Aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaah! E da parceria com o designer gráfico eu passei a trabalhar com cinegrafista, diretor de imagem, apresentadora e toda a equipe envolvida nos bastidores, na produção e na divulgação deste trabalho. Minhas praias são planejamento, roteiro, captação e edição de conteúdo. 

A TV ABRAPP - que foi institucionalizada em 2011 no 32º Congresso Brasileiro dos Fundos de Pensão - me fez evoluir para integrar na minha produção os conceitos: colaborativo, participativo, co-criação, rede. Também me fez descobrir uma paixão ainda maior pelas palavras. 

Quando eu só escrevia, eu gostava da plasticidade das palavras do meu vocabulário e das histórias que eu ouvia e depois recontava em texto.  Com a TV ABRAPP eu passei a me envolver com o vocabulário dos entrevistados e com as histórias que eles contavam. Eu queria que todos pudessem compartilhar da minha emoção de ver e ouvir as histórias que eu testemunho, ainda que na maioria das vezes essas histórias sejam técnicas.

Aí que a coisa fica boa! Porque o conteúdo técnico me comove pelas perspectivas para quais geralmente ele aponta. E pelas conversas bacanas com gente que eu nunca sonhei conversar, mas que - naqueles momentos tão rápidos - compartilham uma reflexão, uma orientação, uma explicação, o conhecimento tão específico e próprio da Previdência Complementar. Não tenho uma estatística precisa, mas por estimativa, acho que 90% do conteúdo da TV ABRAPP tem tema técnico.

É obvio que vou encerrar este post com um vídeo [eu queria publicar todos os vídeos da TV ABRAPP aqui, mas são 1.193] e uma frase. O vídeo que eu escolhi é o mais recente que produzimos e que mostra um encontro de olhares - passado, presente e futuro. Trabalhar com Previdência Complementar é isso! A frase é de Octávio Paz: "Nós somos o tempo. Não são os anos que passam. Somos nós que passamos"... E agradecemos quando podemos trabalhar para transformar o que o tempo nos dá.


Curtiu? Então compartilhe. Seu clique faz a rede crescer.

2 comentários:

  1. Aplausos a está história de trabalho, talento e paixão. Você é a prova viva de que tudo que é feito com amor frutifica!! Beijão

    ResponderExcluir
  2. Eliane, Parabéns pelo blog. E a paixão por fazer o que faz. Algumas pessoas passam por nossa vida e marcam e VC foi uma delas. Estudava no Alckmim, participei do educom.rádio fase 3. Bjs

    ResponderExcluir