segunda-feira, 17 de abril de 2017

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 2017 TEM HORIZONTE DE LONGO PRAZO

Se você ainda não assistiu, recomendo que assista a pelo menos um dos Encontros Regionais que a ABRAPP vai realizar até maio de 2017. Em São Paulo, aconteceu no dia 10 de abril. Mas a série ainda vai passar por outras capitais (veja a agenda). 

A experiência presencial é importante, porque traz a oportunidade de interagir com os palestrantes. Afinal, não é todo dia que uma instituição, por exemplo, compartilha seu Planejamento Estratégico 2017-2019, exibindo a análise de ambiente e mapa mental que levaram à estruturação de seis pilares estratégicos e ao desenho de ações e campanhas que deverão nortear o trabalho e a atuação da ABRAPP, SINDAPP, ICSS e UniAbrapp.

Ah! Você não consegue acompanhar o presencial? Bom, então, espia todos slides da apresentação (clique aqui). Dá para ter uma boa ideia que há muito trabalho pela frente. 
Das imagens que eu mais gosto, selecionei três, porque este é apenas um post. Então, acho que está de bom tamanho para explicar o que eu penso.


O primeiro slide mostra alguns pontos de partida, entre eles alguns estudos e pesquisas setoriais que ajudam a descrever o ambiente e o momento do Sistema de Previdência Complentar Fechado. As mudanças que as Reformas Trabalhista e da Previdência deverão trazer para as relações entre o trabalhador e o mercado de trabalho. E como enfrentar esse cenário? Quais são as oportunidades? A apresentação completa mostra isso.




O segundo slide que eu gosto muito é este com os seis pilares estratégicos que sustentam o Planejamento Estratégico. Todos são importantes, mas meu foco, claro, está no segundo pilar: Cultura Previdenciária. Ela sempre está presente! Até 2019, estará explicitamente presente. Afinal, Previdência e aposentadoria são temas recorrentes junto à sociedade. Vêm à reboque da Reforma da Previdência Social. Então, é preciso aproveitar o debate, essa janela de oportunidade junto à sociedade, para estimular atitudes que realmente possam promover mais cobertura previdenciária para o trabalhador.



Finalmente, o terceiro slide que eu gosto muito trata das campanhas. A segunda - Educar para Crescer - é a que mais me agrada aos olhos e ao coração. A terceira também: Engajamento Essencial, especialmente quando estamos próximos a uma mudança de impacto: a adesão automática em curso.

Ela vai exigir que as EFPC trabalhem com uma lógica reversa em seus processos de Comunicação e Educação. Ao invés de batalharem pela concordância em participar do Plano, terão de reter e reverter as discordâncias. Sem ilusões! Hoje a FUNPRESP - que tem adesão automática - já experimenta essa rotina em seus processos e tem soluções em Comunicação, Educação e Relacionamento para garantir resultados.

É óbvio que o Planejamento Estratégico da ABRAPP/SINDAPP/ICSS/UniAbrapp vai muito além do que eu pontuei aqui. Mas - pela perspectiva da Comunicação e Educação - acho que dá para ter uma ideia do que deve vir por aí.

O mapa da FIBRA

Se você é como eu  e gosta dessa história de mapas, modelos, planos, então sugiro que também consulte e veja o mapa estratégico 2017 da Fibra Fundação Itaipu (clique aqui). Como me explicou o gerente de Informações e Processos da Fibra, Marcos Adlich, a Entidade trabalhou para que o foco do Planejamento Estratégico fosse a melhor experiência do cliente (Participante/Assistidos/Patrocinadores). Para ele convergem as ações e as melhorias de processos. Se você ler o mapa da Fibra, veja que o cliente figura na Missão e na Visão Institucionais.

Dá para perceber que, neste post, o método dedutivo sugere que partimos de uma concepção mais ampla e aberta do Planejamento Estratégico, para chegar a um recorte bem particular do trabalho na prática? Quando o trabalho consegue proporcionar experiências únicas, como a Fibra pretende, ele também transforma a comunidade, o ambiente e toda a sociedade? Trabalho de qualidade e experiência positiva única para o cliente são intransitivos.

Vem aí...

Além da adesão automática (ou inscrição automática, como querem alguns), também estão em curso o Plano Setorial Abrapp (abrange trabalhadores, empreendedores e familiares) e o Simples Previdenciário, projetos cujo sucesso depende do êxito das ações de mobilização, sensibilização, informação, Comunicação e Educação Previdenciária que serão implementadas até 2019. 

Para mim, que não pretendo parar de trabalhar por enquanto, será uma satisfação acompanhar, registrar e compartilhar aqui tudo o que eu puder testemunhar. E se, de alguma outra forma, eu puder contribuir com tudo isso, estou pronta desde djá! Futuro, aqui vou eu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário