PESQUISA: UMA FONTE DE REVELAÇÕES PRECIOSAS
As decisões para encantar o cliente, alavancar o relacionamento, promover a fidelização e até subsidiar um Programa de Educação Previdenciária são mais precisas quando sustentadas estrategicamente por boas pesquisas. Esse foi mais um tema discutido durante o 4º Encontro Nacional de Comunicação e Relacionamento dos Fundos de Pensão.
Pesquisa é um instrumento valioso, utilizado pelas
empresas para investigar e aprofundar o conhecimento sobre um tema. Pode ser
sobre o produto, o cliente, o processo de trabalho. Em geral, tudo começa com
essa curiosidade, associada a uma intenção positiva de intervenção e transformação
daquela realidade.
Rosana Rocha, da Sentire |
O resultado da pesquisa – qualitativo ou quantitativo –
traz um retrato que pode ter mais ou menos nitidez e precisão. O que determina essa característica é a qualidade da metodologia utilizada. Nas pesquisas
qualitativas, por exemplo, o ambiente é um fator relevante.
“Hoje, as grandes empresas acolhem o grupo de
respondentes em espaços alternativos como as salas do Café Octávio, em São
Paulo”, explica Rosana Rocha, da Sentire, empresa responsável pela realização de
registros técnicos no processo de investigação. “Os pesquisadores promovem
muita interação por meio de dinâmicas estruturadas, em busca das inferências
subjetivas que possam ser materializadas na reinterpretação de um produto ou
serviço. Pode ser um automóvel, um secador de cabelos, um sapato, uma cerveja,
um serviço financeiro. Tudo é planejado para retirar o máximo de informações”.
Segundo Rosana, existem muitos recursos que os pesquisadores utilizam para tornar as
experiências sensoriais dos pesquisados ainda mais relevantes. “Música e humor
dosados com profissionalismo estimulam a empatia e a descontração, fundamentais
para o resultado da coleta”. O mais importante, entretanto, é a análise de
dados para alavancar um plano integrado e estratégico de ações. “A
interpretação dos dados é geralmente feita por uma equipe multidisciplinar
formada por sociólogos, antropólogos, profissionais de marketing e
comunicação. Todos contribuem para que os registros sejam relevantes tanto para a estratégia em foco quanto para outras possibilidades espontaneamente sugeridas e que possam gerar ações que não tenham sido inicialmente planejadas, mas que tenham pertinência e coerência com o propósito institucional”.
Simplificação
e soluções arrojadas
Lucas Silveira, da Previ Novartis |
Na Previ Novartis, Lucas
Silveira foi destacado para implantar uma pesquisa quantitativa utilizando
uma ferramenta gratuita. “O Google
possui um recurso próprio para a realização desse trabalho. É preciso,
entretanto, estimar as margens de erro e ficar atento à qualidade da amostra.
Aqui, tivemos um retorno bastante significativo, que nos permitiu criar vetores para nossas decisões. Temos 3 mil participantes
ativos e foram 700 respostas nos primeiros dias. Depois de três semanas,
superamos mil respondentes. Dessa forma bastante simples, conseguimos saber
mais sobre as expectativas de nosso público, otimizar o orçamento e implantar
as primeiras ações de Educação Previdenciária”.
A interpretação dos resultados quantitativos e a
implementação do plano de ações foi um esforço coletivo dos gestores e
dirigentes da Previ Novartis.
Outro destaque é o trabalho de curadoria de conteúdo, também desenvolvido in house. Cada
indicação de artigo, vídeo informativo, curso de educação a distância passa por
uma seleção, avaliação de pertinência, credibilidade das fontes e alinhamento
com a concepção geral das ações da Previ Novartis sobre Educação Previdenciária. Clique aqui para acessar o resultado. “Essas soluções foram fundamentais para os
avanços e ampliações que pretendemos realizar”, projeta Lucas.
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