Sou testemunha de um tempo em que outros temas foram objeto de ceticismo, de descrença e discórdia. Vou citar dois: a UniAbrapp e a certificação, hoje consolidados entre os estimados 15 mil profissionais que integram o Sistema Fechado de Previdência Complementar. Desses, 5.400 estão certificados. O dado foi reiteradamente citado durante a cerimônia de posse. Uma conquista estratégica, pelo potencial para mais excelência técnica e aprimoramento das melhores práticas que garantem a gestão de benefícios previdenciários para 7 milhões de brasileiros.
É bom ver os números! E isso me faz pensar nos números que pesquisei sobre Educação Previdenciária, apresentados em meu post anterior. Se calculei corretamente, o aumento da presença do tema junto à sociedade - nos últimos oito anos - aumentou 300%.
Para mim, hoje, esse percentual significa um monte de perguntas:
- Quem são essas pessoas que estão buscando informações sobre Educação Previdenciária? Qual a idade? A escolaridade?
- Onde trabalham?
- Onde moram?
- Elas têm acesso a produtos de natureza previdenciária?
- Qual a possibilidade de elas terem acesso mas não aderirem a um plano previdenciário oferecido por um fundo de pensão?
O público que a Previdência Complementar Fechada quer atingir está prioritariamente em rede. Essa é uma janela de oportunidade que precisa ser analisada e bem aproveitada. Penso que uma integração institucional [ABRAPP, UniAbrapp, SPPC), poderia viabilizar ações de SEO (Search Engine Optimization) e SEM (Search Engine Marketing). O desafio precisa chegar aos profissionais de TI, a resposta certamente está ao alcance da rede.
Até onde posso afirmar, o aumento de 300% foi orgânico, espontâneo e impulsionado pela discussão sobre a Reforma Previdenciária que está em pauta no Brasil. Portanto, caso essa janela de oportunidade não seja aproveitada, a tendência - quando o tema sair de pauta, é uma diminuição do interesse pelo assunto. E aí, surgem mais perguntas: e se esse interesse fosse estimulado? E se esse interesse fosse objeto de um plano de marketing digital? Qual seria o resultado?
Penso que, não adianta apenas desencadear o fluxo. É preciso criar uma solução integrada de captação e retenção. Então, nos bastidores dessa abordagem digital, é necessário - no mínimo - um aplicativo que permita desde o acesso à informação até mesmo a adesão do interessado. É a integração de um processo inteiro de Tecnologia, Marketing, Direito Previdenciário, Atuária, Finanças! E depois, para a fidelização do novo participante, Comunicação e Relacionamento.
Pode parecer ficção tudo isso! Mas tem muito potencial para virar realidade. Afinal, quem poderia prever que uma geladeira tem potencial para fazer a compra de supermercado? Sociedade do conhecimento não é apenas uma expressão. É uma adaptação para a evolução no século 21. Então, por que eu sinto sempre essa sensação de que estamos perdendo tempo?
"Viveremos a voragem dos tempos revolucionários nas próximas décadas. Até agora eu vi a mais profunda transformação pela qual a imprensa já passou, e sei que estamos apenas no umbral de novas transformações [...] No momento em que você lê esta página, os números já mudaram. O tempo atual é o de um tsunami de mudanças. Por isso, mais importante do que falar da próxima coisa nova é entender que a mente deve estar preparada para compreender e se adaptar ao novo. Não é fácil. O novo é inquieto e contagiante. Atinge áreas que não se esperava fossem tocadas, produz efeitos não previstos". Mirian Leitão em História do Futuro - o horizonte do Brasil no século XXI
Nenhum comentário:
Postar um comentário