DEVO, banda norteamericana formada em 1974, formada por estudantes da Kent State University. |
Comunicação é uma experiência - no mínimo - curiosa! Costumo registrar aqui no Conversação parte do que geralmente me encanta, me fascina neste trabalho, nesta construção. Todos sabemos que uma mensagem é um trabalho colaborativo, especialmente as mais complexas.
O Itaú faz campanhas esplêndidas e eu já comentei várias delas aqui. Entretanto, a que está no ar agora, Itaú Apple Play, me incomodou desde sempre. Não sou cliente do banco, não tenho IPhone. A mensagem deveria ser indiferente para mim. Só que não! A começar porque a campanha é divulgada à exaustão sobretudo nos canais de TV aberta e fechada.
Do incômodo inicial, passei a formular algumas dúvidas. Há inúmeros estudos que afirmam categoricamente que os canais de TV perderam os jovens para a internet e as redes sociais. Então por que estava na TV? Existe uma hipótese plausível de resposta. Apesar de cara, a TV ainda é a vitrine que mais vende. Daí a escolha do canal.
Outra questão: o público-alvo que o Itaú nitidamente quer para esse produto/serviço é formado exclusivamente por jovens! Então, porque é que a mensagem estava fazendo tanto efeito em mim, 50+?
Ah! Demorei chegar à segunda resposta, mas peguei! A banda DEVO é da década de 1970. Era um ícone do movimento New Wave, que eu vi passar por mim, mas não me afetou, por vários motivos. Naquela época, por exemplo, eu era riponga, pseudointelectual, mochileira, gostava de MPB e rock com pegada progressiva. Eu era excêntrica e achava o DEVO excêntrico demais para mim.
DEVO, em 1977 |
That's good, a trilha da campanha Itaú, foi gravada em 1982 e se transformou em quase um hino que embalava geração fluorescente, com glitter no cabelo, New Wave. A referência é da minha juventude, só que no século passado! Por isso, a mensagem - mesmo sem querer - me tocou.
COMUNICAÇÃO INCLUI
A mensagem do Itaú, para mim, continua sendo muito segmentada - jovens com IPhone - apesar de ostentar uma fachada de diversidade. Entretanto, a Comunicação e a Música - como fenômenos - são muito mais amplas, muito mais includentes, muito mais generosas. A Tecnologia, em essência, também!
O recorte do Itaú é bem acabado, bonito, tem um pé no século 21, mas deixou o outro láááá no século 20. Não me parece intencional! Eles recortaram do passado uma mensagem para mudar o comportamento do presente de um recorte determinado da sociedade. É Comunicação Dirigida na prática. Se eu fosse mais radical, poderia reivindicar apropriação cultural. Mas o DEVO, mensageiros ocasionais dessa mensagem institucional, terminam dando um recado universal: o sol é para todos, that's good!
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